30.9 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Piauí quer indicações no BNB, Codevasf e criará conselho consultivo, afirma Rafael Fonteles

Governador Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou nesta quinta-feira (05) que o Piauí está pleiteando indicações em cargos federais no Banco do Nordeste (BNB) e na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O petista também revelou que passou uma meta que deve ser seguida à risca pelo secretariado.

“O comando dado para a nossa equipe é que o Piauí seja o campeão em aproveitamento de programas federais. Qualquer programa que os ministros criem, o Piauí tem que estar de prontidão para cumprir as regras e receber proporcionalmente. Tem que estar pronto para fazer o dever de casa”, disse.

Rafael Fonteles destacou o alinhamento que o Governo do Estado tem com o presidente Lula (PT), como a nomeação do ministro Wellington Dias (PT)  para o  Desenvolvimento Social e avaliou o atual contexto como uma “oportunidade única” para o Piauí.

CONSELHO CONSULTIVO 

O governador tem frisado querer cumprir o que foi colocado no Plano de Governo para os próximos quatro anos de gestão. Para isso, ele falou em entrevista sobre a necessidade de ter agilidade na tomada de decisões. Segundo o governador, um “Conselho Consultivo” será formado para auxiliá-lo nesta tarefa.

“Será semelhante ao conselho da presidência da República, em que poderemos ter um fórum com personalidade de grande relevância para a sociedade na área acadêmica, na área social, para que o governo não fique fechado apenas na equipe interna”, declarou.

A criação do conselho está prevista em lei, após a reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O grupo será presidido pelo próprio Rafel Fonteles e terá 21 membros com a seguinte composição: secretários de administração, planejamento, fazenda, governo, segurança pública, educação, saúde, assistência social, o procurador geral do estado, o presidente da Investe Piauí e até dez cidadãos escolhidos pelo governador do estado, com comprovada experiência em áreas relacionadas à gestão pública ou privada, designados por decreto.

Rafael Fonteles ainda pontou não querer ser um “governador de gabinete”. “Eu sempre disse que o Karnak sempre estará de portas abertas para podermos está ouvindo o povo. Eu mesmo tenho a missão de estar indo até o povo, especialmente o mais pobre para que a gente não fique isolado, achando que o mundo está aqui dentro do gabinete, sem estar ouvindo a voz das ruas”, acrescentou.

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

IMPASSE NO ORÇAMENTO  

Rafael Fonteles afirmou que que o impasse com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) sobre o orçamento para 2023 será resolvido ainda no mês de janeiro. O governador disse que a situação foi uma surpresa para a equipe de transição. Segundo ele, o imbróglio judicial com o TJ-PI oferece risco fiscal ao estado e, por isso, a necessidade de pedir a suspensão do orçamento.

“Ao longo desse mês de janeiro será resolvido. Como todos sabem a equipe de transição foi surpreendida após já ter tido o entendimento entre os poderes. Elevou o risco fiscal e poderia afetar o orçamento. Foi pedido que a Assembleia aguardasse a solução para essa pendência judicial. É uma decisão da própria Assembleia, nós como Poder Executivo fizemos o pedido. Já marcou a nossa atuação como secretário de Fazenda e iremos resolver essa situação junto ao Judiciário para resolver o orçamento”, disse.

Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais