30 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPolítica

Cartórios eleitorais vão ter horário estendido no Piauí; dia 8 de maio encerra prazo para regularizar título de eleitor

Foto: Fernanda Ito Ota/Cidadeverde.com

Os cartórios do Piauí vão ter o seu horário de atendimento estendido até às 18h, a partir do dia 2 de maio, com o objetivo de atender o máximo de eleitores, já que se encerra no dia 8 de maio o prazo para quem deseja tirar o título de eleitor, regularizar sua situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar os dados cadastrais.

O vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Ricardo Gentil, explicou que antes os cartórios eleitorais encerravam o expediente até às 13h, mas agora o atendimento ocorrerá até às 18h, a partir do dia 2 de maio.

“O alistamento eleitoral está ocorrendo com o prazo de encerramento previsto para o dia 8 de maio, e os nossos cartórios eleitorais estão trabalhando com todo a carga e horário estendido. Trabalhamos desde janeiro, com atendimentos descentralizados e tudo isso buscando a maior quantidade de eleitores, a todos que queiram exercer sua cidadania na próxima eleição”, destacou.

Ele esclareceu que com o recebimento de 65 novos kits biométricos, e mais 10 na próxima semana, vai ocorrer uma otimização nos atendimentos.  Atualmente pela internet, pelo Título-Net, para aquelas pessoas que já tem biometria cadastrada é possível fazer transferência, e quitação de multa eleitoral.

“Também se faz nos cartórios o serviço de revisão e transferência de eleitores, nesse particular, a gente acrescenta eu que quem tem título de eleitor feito na biometria, ele pode ser agilizado pelo Título-Net para fazer a revisão e título eleitoral, e pode ser feito diretamente no site do TRE”, explicou o desembargador Ricardo Gentil.

Foto: TRE-PI

Funcionamento dos cartórios

O horário de atendimento ao público, até às 18h, inicia a partir da quinta-feira, 2 de maio, e segue até a quarta-feira, dia 8 de maio. Dentro deste período, no sábado dia 4 de maio, os cartórios eleitorais poderão atender eleitoras e eleitores, das 8h às 14h.

Essa extensão de horário restringe-se ao atendimento de eleitoras e eleitores que se encontrem na fila por ocasião do final do expediente, às 13h.

Não haverá expediente nos cartórios eleitorais na quarta-feira, 1º de maio e no domingo, dia 5 de maio de 2024.

Fim do prazo

No dia 8 de maio encerra o prazo para o alistamento eleitoral, ou seja, quem deseja tirar o título de eleitor. Para isso, é preciso requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para realizar a coleta da biometria.

Esta também é a data-limite para regularizar a situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar dados cadastrais junto à Justiça Eleitoral.

O atendimento presencial nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, até o dia 8 de maio, somente é necessário para as pessoas vão tirar o primeiro título, alterar seus dados pessoais ou fazer a transferência de domicílio que ainda não tem dados biométricos no cadastro eleitoral, ou seja, a pessoa que não tem dados biométricos coletados deve comparecer presencialmente ao cartório eleitoral para fazer sua biometria e tirar seu primeiro título, ou atualizar seus dados cadastrais.

A pessoa que já tem dados biométricos cadastrados no título pode fazer a solicitação pelo Título NET – Autoatendimento, de modo 100% virtual.

Por Bárbara Rodrigues – Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais