24.6 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralInternacional

Estudantes da rede pública iniciam final de torneio que vai escolher intercambistas para o exterior

Foto: Roberto Araújo/Cidadeverde.com

Empolgação e expectativa é o que não falta nos 50 estudantes e 10 professores que estão disputando o processo seletivo do Seduckathon, que vai dar uma oportunidade de 30 estudantes e 6 professores para fazer um intercâmbio para os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

A abertura desta etapa final iniciou nesta quarta-feira (24) em um evento animado com muita música e interatividade.

A partir desta quinta (250, os 10 times que avançaram de fase participarão presencialmente da competição no Centro de Convenções de Teresina e, ao final, quatro times serão escolhidos para um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na Coréia do Sul. Os intercâmbios são frutos de parcerias realizadas pelo Governo do Estado, a partir das missões internacionais empreendidas aos Estados Unidos e Coreia do Sul.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, cita que os projetos aprovados pra esta etapa têm alto nível de qualidade, o que demonstra o potencial dos jovens estudantes da rede pública do Piauí.

“Nível altíssimo, a gente ficou muito feliz. É só a gente dar a oportunidade que esses meninos afloram os talentos deles. Nos projetos, eles utilizaram o conhecimento de programação, de inteligência artificial, disciplina que já implementamos na nossa rede, e eles produziram soluções para resolver desafios das escolas”, disse.

Foto: Roberto Araújo/Cidadeverde.com

O time do professor Eraques Fortes veio de longe: de Guaribas, do CETI Professor Paulo Freire. A equipe está otimista com a possibilidade de fazer um intercâmbio para os EUA ou Coreia do Sul.

“Estamos entusiasmado com essa competição de computação , eles se prepararam bem, houve todo um empenho individual, todos alinhados no mesmo nível para poder virem para essa competição”, explicou.

Foto: Roberto Araújo/Cidadeverde.com

A equipe está desenvolvendo um projeto que pode auxiliar, por meio da inteligência artificial, no mecanismo de avaliação de ensino. A estudante Emily Silveira cita que está confiante.

“Foi um trabalho um pouco complexo, mas a gente está  confiante que vai sair com resultados, e a gente trabalhou bastante em equipe, pesquisou bastante, e aprofundamos o conhecimento que a gente já tinha, e foi um trabalho vai mudar nossa vida”, declarou.

Próximas etapas 

A competição irá começar, pra valer, nesta quinta (25), quando os projetos serão executados, apresentados e aperfeiçoados a partir da análise técnica dos avaliadores.

25 de Abril

6:30h
·         Café da manhã

7h
·         Deslocamento ao Centro de Convenções
·         Apresentação do espaço da competição
·         Acomodação dos Times

8h
·         Início da competição
22h
·         Encerramento do primeiro dia
·         Toque de Recolher

26 de Abril – Fase 1
6:30h
·         Café da manhã

7h
·         Deslocamento ao Centro de Convenções
·         Acomodação dos Times

8h
·         Início da Competição

13h
·         Entrega dos Resultados
·         PIT de 10 minutos por time

26 de Abril – Fase 2
16h
·         Encerramento dos PIT
·         Dj e Banda
18:30h
·         Início da Solenidade Premiação
20h
·         Encerramento
21h
·         Jantar no Blue Thre com os finalistas e organizadores

Por Roberto Araújo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais