Mais de um ano após o rompimento da PI-459 – rodovia que é a principal ligação entre as cidades de Betânia e Paulistana, no Sul do Piauí – o problema continua. Segundo o prefeito José Evangelista Rocha, para que os moradores não ficassem isolados foi feito desvio. No entanto, com as últimas chuvas a situação ficou ainda pior.
“Tudo prejudica ainda mais no período das chuvas, porque o desvio é quebrado com o alagamento. Toda vez que chove é assim, a cidade fica isolada”, disse.
O trecho rompido já foi responsável por alguns acidentes, inclusive com morte. A primeira cratera fica na altura da comunidade Aroeira, no município de Paulistana mais precisamente no km 37. O segundo trecho com problema e considerado o mais perigoso está próximo à localidade Laranjo em Betânia.
Ainda segundo o prefeito, técnicos do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER) foram ao local e após uma avaliação ficaram de enviar uma equipe para os devidos reparos, mas nada foi feito ainda.
“O governo atual tem sido até sensível com a gente, mandou técnicos para avaliar a situação, mas o estado não tem dinheiro para resolver, complica. Estou realizando um evento na cidade e tive que tapar alguns buracos por lá. Mas tudo aqui funciona só de forma paliativa”, contou.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), a estrada está interditada e o período chuvoso comprometeu ainda mais o início das obras no local. Segundo o diretor Geral do DER, engenheiro José Dias, no caso específico deste trecho, o tipo de cálculo, os serviços de infraestrutura e toda a parte de reinício das obras deve acontecer esta semana.
“Já recuperamos muitos trechos espalhados pelo interior, mas ainda temos algumas rodovias que precisam ser reconstruídas. Neste caso específico da PI 459, deveremos não só refazer a parte de tubulação, mas como também reforçar a estrutura para a pista de rolamento e sinalização e novos acostamentos. Tudo já está sendo analisado e, após todo esse processo de levantamento de serviços, licitamos e, ainda estes dias, a empresa vencedora estará iniciando as obras”, destacou José Dias.
Fonte: G1
Foto: Elias Neto/Arquivo Pessoal