26.1 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Picos: homicidas de Ronivon Cigano recebem Habeas corpus por aborto

Batista Mendes e Jefferson Holanda, homicidas de Ronivon Cigano - Imagem: Reprodução

Os homicidas de José da Mota, mais conhecido como Ronivon Cigano, executado a tiros no dia 5 de junho de 2021, foram liberados pelo Tribunal de Justiça do Piauí, na 2ª Câmara Especializada Criminal, com Habeas corpus pelo crime de Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento.

Francisco Batista Mendes, o atirador, recebeu o Habeas corpus na manhã de ontem, quarta-feira (16). Já Jefferson Cardoso de Holanda, o condutor da moto utilizada no crime, recebeu liberdade na manhã de hoje, quinta-feira, 17 de março. Ambas as peças foram despachadas pelo crime de aborto.

Segundo assessoria da 5ª Vara Criminal de Picos, o processo dos envolvidos no crime está em fase de recurso. Ou seja, na primeira fase foram condenados, a defesa recorreu, e se a pronúncia for mantida, os dois serão levados a júri popular.

O processo ser acessado por qualquer pessoa, através de consulta pública, no site https://tjpi.pje.jus.br/2g/ConsultaPublica/listView.seam, onde só é necessário colocar apenas o nome do envolvido no espaço “nome da parte”.

Sobre o crime

Na manhã de 5 de junho de 2021, enquanto estava em uma revendedora de carros usados, na expectativa de escolher um veículo para sua filha, e na companhia de seu genro, Ronivon Cigano foi surpreendido por dois homens, em uma motocicleta, os quais alvejaram ele com diversos disparos de arma de fogo.

José da Mota, mais conhecido por Ronivon Cigano

Outras duas pessoas foram atingidas, mas ficaram bem. Já Ronivon Cigano morreu na loja ao lado da revendedora veículos, após ter tentado fugir dos executores.

Uma viatura da polícia civil, que retornava de uma outra ocorrência, passava pelo local e flagrou o homicídio. Batista e Jefferson foram perseguidos e ainda trocaram tiros com os policiais. Os criminosos foram capturados e, mesmo tentando se livrarem da arma do crime, ela foi encontrada em um esgoto no percurso feito por eles e pelos agentes de segurança.

Arma do crime (Ronivon Cigano)

Os assassinos confessaram o crime e agora, nove meses depois, foram soltos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais