35.5 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralTecnologia

‘WhatsApp e Netflix tiram riqueza do Brasil’, diz Berzoini

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse na quarta-feira (19), em audiência na Câmara dos Deputados, que serviços como Netflix e Whatsapp devem ser enquadrados por regulações nacionais. No caso do Whatsapp, executivos de empresas de telefonia e banda larga já acusaram essas aplicações de “prestarem serviços piratas”. A fala do ministro acontece em um momento em que o Congresso começa a debater a chamada “assimetria regulatória” entre grandes consumidores de dados e as empresas de comunicação instaladas no país.

“Esses serviços de vídeo captam riqueza de dentro do Brasil para fora”, alfinetou o ministro sobre o Netflix. Para o ministro, esses tipos de serviços têm grande impacto na rede, demandam fortes investimentos e não investem na expansão de infraestrutura locais. “O Netflix já ultrapassou em faturamento a Rede Bandeirantes e a RedeTV! e não gera praticamente nenhum emprego no país. Se a lei da TV por assinatura gerou milhares de postos de trabalho, esse tipo de serviço subtrai empregos no Brasil”, disse.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, presente na audiência, discordou do ministro: “Eu acho que não se trata de um serviço de telecomunicações e nós não regulamentamos aplicativos”. Segundo Rezende, nenhuma companhia de telecomunicação procurou a Anatel para fazer uma reclamação formal sobre o assunto. “As empresas têm que aprender a lidar com a nova realidade. As duas indústrias podem conviver. Não vejo possibilidade de intervenção da Anatel nessa área”, afirmou o presidente.

Fonte: Veja

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais