23.1 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Wellington Dias assume hoje ministério e fala em reestruturar o Cadastro Único

Wellington Dias

O senador eleito Wellington Dias (PT) assume na tarde desta segunda-feira (02) o Ministério do Desenvolvimento Social, recriado pelo presidente Lula. Na pasta, Wellington Dias comandará um orçamento de R$ 200 bilhões e assumirá a missão de reestruturar o Cadastro Único para Programas Sociais, o chamado CadÚnico.

“É um orçamento de aproximadamente R$ 200 bilhões, voltado não só para a transferência de renda, mas para políticas para a família, no que é essencial para a pessoa humana”, explicou Wellington Dias sobre o ministério.

Para auxiliá-lo, Wellington Dias nomeou uma equipe com perfil técnico e político. O ex-deputado e ex-secretário de Governo Osmar Júnior (PCdoB) foi o escolhido para ser o seu primeiro secretário executivo.

Em entrevista, Osmar Júnior falou sobre a ações prioritárias para a gestão no ministério.

“É o trabalho mais importante do governo Lula, pois é a tarefa de cuidar dos pobres, que são sempre esquecidos. São duas tarefas imediatas. Uma é combater a fome, nesse momento têm pessoas que não comeram e nem tem perspectiva no primeiro dia do ano. Isso é uma tragédia. Combater a fome é emergencial. O segundo é reestruturar o Cadastro Único. O cadastro é a política mais importante para a política social”, explicou.

O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações para identificar famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

EQUIPE TÉCNICA 

Além de Osmar Júnior, Wellington Dias confirmou o também piauiense Ranniêr Ciríaco para o cargo de secretário executivo adjunto da pasta.

Para a secretaria do Cadastro Único e gestão da informação, a petista anunciou Letícia Bartholo a socióloga e servidora pública federal. Já a secretaria Nacional de Renda e Cidadania ficará sob o comando de Eliane Aquino.

Lilian Rahal será a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Carlos Everton o secretário Nacional de Inclusão Socioeconômica, André Quintão o secretário de Assistência Social e Laís Abramo a secretária Nacional de Cuidados e Família.

Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais