31.6 C
Jacobina do Piauí
15 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TRE retoma na segunda-feira julgamento contra Wilson e Zé Filho

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) vai retomar, na segunda-feira (19), o julgamento de uma representação contra os ex-governadores Wilson Martins (PSB) e Zé Filho (PMDB) por arrecadação e gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2010. Na época, o pessebista se elegeu governador tendo Zé Filho como vice.  O julgamento foi suspenso no dia 18 de dezembro de 2014 em razão do pedido de vista do juiz José Wilson Ferreira de Araujó Junior.


Wilson e Zé Filho podem se tornarem inelegíveis, caso sejam condenados

A representação foi ajuizada originalmente ainda em 2010 pelo adversário de Wilson Martins naquela campanha, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB). Em razão da demora no julgamento, o tucano terminou desistindo da ação e, para o caso não ser arquivado, o Ministério Público Eleitoral do PIauí (MPE/PI) assumiu o processo. Com a reviravolta em torno das eleições 2014, Sílvio terminou se aliando ao ex-governador do PSB na tentativa de reeleger Zé Filho.

 

A ação tem como base um relatório da Polícia Federal que apontou existência de Caixa 2 na campanha eleitoral, através da Fundação Francisca Clarinda.  De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a investigação apontou que R$ 1,5 milhão dos R$ 3,5 milhões injetados nas contas da Fundação não teriam qualquer identificação de origem e/ou destino.

 

Casos sejam condenados, Wilson Martins e Zé Filho poderão se tornar apenas inelegíveis, já que não possuem mais mandatos.

 

A corte eleitoral vai apreciar ainda na segunda-feira, três processos referentes a prestação de contas de candidatos nas eleições 2014.

 

 

Fonte: Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais