30 C
Jacobina do Piauí
14 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Estudante citou hino do Flamengo no Enem em homenagem a time

O estudante Francisco Elias da Silva, de Ipanguaçu (RN), colocou o hino do Flamengo na redação do Enem 2014 e conseguiu tirar 660 pontos. O candidato afirma que sua intenção desde o início era homenagear seu time do coração e, ao mesmo tempo, testar os critérios de avaliação da prova. Foi a terceira vez que Francisco prestou o exame. Segundo ele, alguns ajustes devem ser feitos, já que em sua avaliação, em 2013 fez uma redação melhor e teve pontuação mais baixa.

 

— É muito importante modificar o critério de correção do Enem. Já fiz redações melhores, dominando a norma culta da língua, e tirei nota inferior. Como em 2013, quando tirei 560 pontos — analisa.

 

Além disso, o estudante comenta que se fosse avaliar sua última redação, não daria mais que 500 pontos. No entanto afirma que a inserção do hino do Flamengo não estava fora de contexto.

 

— Achei uma brecha dentro do tema e da minha argumentação para colocar parte do hino. Sou do Rio Grande do Norte e passei a torcer para um time do Rio de Janeiro, muito pela influência da televisão quando era criança — contextualiza.

 

O trecho da redação do estudante que cita o hino do clube diz:

 

“A influência do que a criança aprende é tão grande, que eu me lembro de um hino que ouvi, passando na Tv e canto ele até hoje, letra por letra. Diz assim: uma vez Flamengo, sempre Flamengo, Flamengo sempre eu ei de ser, é meu maior prazer vê-lo brilhar, seja na terra, seja no mar, vencer vencer vencer, uma vez flamengo, flamengo até morrer!”

Tela de consulta do Enem com o trecho da redação que cita o hino do Flamengo. Foto: Francisco Elias / Arquivo pessoal

 

Francisco tem 26 anos e cursa licenciatura em Informática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Diz que não pretende usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Sua intenção é terminar o curso que começou ano passado.

 

 

Fonte: Extra

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais