31.8 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Severo Eulálio defende consenso na base aliada para eleição da presidência da Alepi

Foto: Laryssa Saldanha - Edição: Caio Bruno

Após conseguir consenso dentro do MDB, o deputado Severo Eulálio (MDB) quer ampliar o diálogo com os demais partidos com bancada na Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi) em busca de uma candidatura única para a disputa da presidência da Casa.

Na noite de segunda-feira (07) os outros dois emedebistas que pleiteavam a vaga, Georgiano Neto e João Madison, desistiram da eleição e reafirmaram apoio ao colega de partido, que agora inicia conversa com as demais siglas, tanto da base como da oposição.

Agora é momento realmente de diálogo. conversar com o PP, com a bancada da oposição. temos também o deputado Evaldo Gomes [Solidariedade] que iremos conversar para buscar o entendimento”, afirmou Eulálio em entrevista ao Jornal do Piauí.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Assim como o MDB, o PT também quer a presidência da Alepi e lançou a candidatura do deputado Franzé Silva. Como se tratam de partidos aliados, a intenção é manter o diálogo na base aliada para evitar um eventual acirramento de ânimos, como aconteceu em 2015.

Naquele ano PT e MDB rivalizam uma das eleições mais disputadas pela presidência da Alepi, com as candidaturas de Fábio Novo e Themístocles Filho, que se saiu vitorioso naquela ocasião mas com poucos votos de diferença.

“O momento é de diálogo, com todos os parlamentares. Que nós possamos conversar, mostrar o que pode ser feito, tratar a Assembleia para os próximos dois anos”, reforçou o candidato do MDB durante a entrevista.

TCE

Pai do deputado, o conselheiro Kléber Eulálio desistiu de disputar a eleição pela presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acontece na próxima sexta-feira (11). “Não existe impedimento legal, mas ele já abriu mão da disputa”, assegurou Severo Eulálio.

Sem interferência

De acordo com o emedebista, a busca por entendimento também é uma orientação do governador eleito Rafael Fonteles (PT). Apesar de garantir que não iria intervir na eleição do legislativo, o petista teria pedido consenso aos membros da base aliada.

“Ele sempre nos deixou muito tranquilo quanto a isso, não tem veto a nenhum dos nomes da bancada do governo, ele só pediu para possamos ter um dos 22 deputados eleitos pela base como o candidato a presidente”, finalizou o candidato do MDB.

Breno Moreno
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais