23.1 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Sem áreas demarcadas no Piauí, 19 comunidades indígenas aguardam por titulação de suas terras

Foto: Ascom/Interpi

Nesta sexta-feira (19), data em que se celebra o Dia dos Povos Originários, muitas comunidades indígenas do Piauí ainda não possuem seus territórios regularizados e convivem com a incerteza em relação às áreas em que habitam.

Segundo informações do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), existem atualmente 19 processos em tramitação no órgão para a regularização e titulação dos territórios de comunidades indígenas que vivem em áreas estaduais.

Como não ainda há áreas indígenas demarcadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no estado, o cacique Henrique Manoel, da aldeia Tabajara em Lagoa do São Francisco, destaca a importância da titulação das terras.

“Esses territórios são muito importantes, porque nós ainda não temos nenhum território demarcado. Com a titulação, temos essa garantia da propriedade para podermos morar e trabalhar e morando. Isso é muito importante para nós”, disse o líder indígena.

Apesar de contabilizar a existência de 45 aldeias no Piauí, atualmente a Funai só reconhece como território indígena no estado a comunidade Kariri de Serra Grande, localizada no município de Queimada Nova.

Atualmente o estado possui três áreas indígenas tituladas, contemplando um total de 500 famílias em Lagoa do São Francisco, Piripiri e Queimada Nova. A previsão do Interpi é concluir a regularização de uma comunidade em Baixa Grande do Ribeiro em breve.

“Temos um compromisso com a regularização fundiária e proteção dos direitos dos povos tradicionais. Isso é fundamental para garantir a preservação da cultura e o modo de vida dessas populações”, afirma Rodrigo Cavalcante, diretor-geral do órgão.

De acordo com os primeiros resultados do Ceso 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí conta com 7.202 pessoas indígenas. Deste total, cerca de 98% residem fora de terras indígenas.

Por Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais