25.9 C
Jacobina do Piauí
19 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolícia

Ex-gerente do Pronaf é investigado pela Polícia Federal por fraudes em 50 financiamentos da agricultura familiar

Polícia Federal - Foto: Ascom PF

Um ex-gerente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de uma instituição financeira, que não teve o nome revelado, está sendo investigado pela Polícia Federal suspeito de praticar diversas fraudes em financiamentos destinados à agricultura familiar no Piauí. A suspeita é que as fraudes tenham acontecido em pelo menos 50 financiamentos.

A Operação Manager foi deflagrada nesta quinta-feira (18) e policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão e de sequestro de bens e valores, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí, em endereço de investigado em Teresina.

De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas após denúncia de instituição financeira de que um funcionário, no exercício da função de gerente do Pronaf, havia praticado reiteradamente diversas fraudes em financiamentos destinados à agricultura familiar.

“Os trabalhos investigativos constataram pagamentos de vantagens indevidas como contraprestação pelas fraudes praticadas. Até o momento, foram constatados, pelo menos, 50 financiamentos com indícios de fraude”, afirmou nota da PF.

Os fatos investigados têm impacto direto nos programas de financiamento destinados à população, já que resultam na não execução dos projetos ou na execução de forma precária, impossibilitando o adequado atendimento às suas finalidades.

O objetivo da operação foi coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros funcionários ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados dos financiamentos.

O inquérito apura a prática dos crimes de corrupção passiva e contra o sistema financeiro nacional.

com informações da PF

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais