23.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
AcauãCaridade do PiauíDestaqueFloresta do PiauíGeralIsaías CoelhoItainópolisJacobina do PiauíMassapê do PiauíNova Santa RitaPadre MarcosPatos do PiauíPiauíSanta Cruz do PiauíSanto InácioSimplício MendesVera MendesWall Ferraz

Prefeitos do Piauí se reúnem na sede da APPM para discussão de atraso de repasses do Governo Federal

Os prefeitos do estado do Piauí se reuniram na manhã desta terça-feira (8), na sede da Associação Piauiense de Municípios, para a discussão dos pagamentos em atraso nos repasses do Governo Federal. Com a ausência dos recursos, os gestores têm relatado dificuldades na administração pública, sendo necessária a união municipalista.

Na pauta do encontro, os representantes debateram diversas temáticas, como a queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios, ausência da liberação das emendas de custeio da saúde e piso da enfermagem, bem como a divisão dos royalties do Petróleo, sob liminar do Supremo Tribunal Federal, a favor de poucos municípios do Brasil.

O prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, atual presidente da APPM, os municípios encontraram dificuldades e muitos estão apreensivos, resultando na pressão dos gestores. Além disso, o presidente ainda enfatizou que não há informações oficiais acerca dos prazos de pagamentos.

“Com o atraso do pagamento das emendas parlamentares e uma queda no FPM, com certeza os municípios entraram em dificuldade. Há a apreensão de muitos, com medo de não se concretizar o pagamento de agosto, que esperamos que aconteça, então estamos mobilizados para pressionar a bancada e o governo a cumprir as adequações. Precisamos honrar os compromissos”, afirmou Toninho.

Prefeito de Jacobina do Piauí e presidente da AMVI, GD ressaltou que o momento é delicado e requer a compreensão dos gestores para a tomada de decisões certeiras. Ainda assim, visando a dificuldade financeira e a necessidade de corrigir o que tem afetado as administrações, há compromissos na agenda da próxima semana em Brasília para procurar soluções para o problema.

“A reunião é muito importante para debater temas que há muito tempo sendo debatidos e não solucionados. É um momento delicado e todos os gestores precisam entender o momento que estamos passando para que possamos tomar decisões certas, principalmente nesse período de julho a novembro que é o pior período das receitas”, disse GD.

O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, comentou sobre a reivindicação dos municípios que dependem das transferências constitucionais e voluntárias por parte do Governo Federal e Estadual, bem como acerca da união dos municípios e o fortalecimento da marca da APPM no estado, o que trará ainda mais confiança dos gestores para que o Piauí siga junto buscando o crescimento e desenvolvimento.

“Hoje é uma convocação dos prefeitos para tratar dos problemas existentes nos diversos municípios do Piauí. O resultado dessa união é o fortalecimento da classe. Através da APPM, uma instituição que representa todos os municípios do estado do Piauí, também é possível mostrar uma voz mais ativa, além de dar certeza que os problemas existentes, principalmente financeiro, não são isolados, mas da maioria”, pontuou.

A união também foi observada pelo prefeito de Nova Santa Rita do Piauí, que afirma nunca ter visto a junção na medida atual dos gestores em prol de um bem comum, mas é um ponto a ser ressaltado e valorizado. “Os prefeitos estão se mobilizando para lutar contra o atraso das emendas e a queda do FPM. Estaremos conversando, indo a Brasília e lutando. Fico satisfeito, nunca vi os prefeitos unidos como estão agora por um único objetivo”, contribuiu o prefeito.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais