29.4 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolícia

PM implanta base da Patrulha Maria da Penha em Floriano

Foto: Ascom/SSP-PI

A Polícia Militar do Piauí implantou nesta quarta-feira (09) uma base da Patrulha Maria da Penha no município de Floriano, no sul do estado. A cerimônia ocorreu durante a passagem de comando do 3° Batalhão, que contou ainda com a entrega de uma Viatura Lilás, marcando o processo de interiorização do serviço.

No mês passado, uma base também foi instalada em Piripiri. De acordo com a major Elisamar, comandante da Patrulha, a descentralização desse policiamento especializado é de extrema importância para coibir os casos violência doméstica e intensificar a fiscalização das medidas protetivas.

“A Patrulha Maria da Penha tem intensificado as ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica. No dia de hoje, a Polícia Militar está descentralizando os serviços e implantando mais uma base na cidade de Floriano. Também na ocasião, está sendo entregue uma viatura lilás. Essas ações visam reforçar o policiamento em todo o estado, da mesma forma ampliar os serviços de proteção à mulher em situação de risco com policiais habilitados para atuar de forma humanizada e acolhedora a essas mulheres vítimas de violência”, disse.

Já o serviço consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas e reprimir eventuais atos de violência. A identificação visual diferenciada, que simboliza o combate à violência contra a mulher, garante um atendimento humanizado e segurança para as vítimas.

A entrega da viatura e a implantação da base em Floriano também marca o Agosto Lilás, com o objetivo de conscientizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra a mulher.

“Esse trabalho mais humanizado, esse trabalho em que os policiais irão acolher, orientar e informar essa mulher para que ela não se cale diante da violência doméstica, que são diversas formas. Por isso, é importante que essa mulher faça essa denúncia e não se cale diante de qualquer ato de violência”, reforçou a coronel Elza Rodrigues, comandante do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM).

Da Redação  / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais