26.1 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeral

Piauí reinaugura usina de biodiesel e produção pode chegar a 500 mil litros

Dez anos depois de seu encerramento, a usina de biodiesel fundada pela Brasil Ecodiesel, foi reaberta nesta terça-feira (28) em Floriano. O empreendimento funcionou de 2005 a 2009. A nova usina, agora sob o comando da Unibras, tem capacidade de processar 300 mil litros de biodiesel a base de mamona por dia. São 150 empregos diretos gerados. Para o governador, a reabertura da fábrica era uma questão de honra.

“Era uma questão de honra pra mim, que estive aqui na inauguração da Brasil Ecodiesel com o presidente Lula junto com o ex-governador Alberto Silva. Hoje é uma realidade. A fábrica entrou em atividade capaz de processar 300 mil litros por dia, cerca de 9 milhões de litros por mês. A empresa trabalha 7 dias na semana gerando diretamente 150 empregos e cerca de 600 empregos indiretos”, disse o governador em entrevista à TV Cidade Verde, direto de Floriano.

Segundo o governador, durante a solenidade de inauguração, a empresa já anunciou a ampliação da produção do diesel. “A empresa anunciou para mim a ampliação para 500 mil litros por dia, quase o dobro. É o Piauí não só produzindo para abastecer o Piauí, mas também o Ceará, Maranhão e outras regiões. Hoje é obrigado 11% do biodiesel ser misturado ao combustível”, destacou Dias.

Cártamo

O próximo passo, ainda de acordo com o governador, é a produção de cártamo no estado. A planta é capaz de produzir mais óleo que a soja e em menos tempo.

“O Piauí foi escolhido para ser o laboratório. A soja produz 3.000 kg por hectare, o cártamo pode chegar a 6000 kg. A soja tem um clico de 120 a 150 dias, o cártamo é de 70 dias. O mais importante é que ela tem um teor a mais de 45% de óleo”, explicou o governador.

Wellington Dias afirmou que um acordo foi celebrado com a Unibras para garantir a qualificação dos técnicos do estado.

“O cártamo é muito indicado para áreas que chovem pouco. Estamos celebrando um acordo para qualificar nossos técnicos e fazer dez módulos em dez regiões do estado e trabalhar coma a atração de investimentos também”, finalizou.

Assista à entrevista

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais