28.1 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

MP pede afastamento de prefeito e secretários por suspeita de pagamento a empresa de fachada no Piauí

Promotoria de Justiça de Barro Duro — Foto: Divulgação/MP-PI

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) requereu à Justiça o afastamento do prefeito de Barro Duro, Elói Pereira de Sousa, e de seus secretários de Educação, Irandir Pereira da Silva, e de Assistência Social, Solimar Barradas de Lima.

Segundo o órgão, o pedido tem como base a apuração do pagamento ilícito de mais de R$ 1 milhão, feito pelos gestores, entre 2021 e 2022, a uma empresa de fachada. Procurados, a prefeitura e o prefeito ainda não se manifestaram.

O caso é investigado por um Inquérito Civil Público (ICP) da Promotoria de Justiça de Barro Duro, que tem como titular o promotor Ari Martins.

Conforme o MP, uma inspeção realizada na prefeitura em agosto de 2022 constatou um “verdadeiro estado de coisas ilícitas”, que levou à instauração do procedimento.

Para o promotor, o afastamento cautelar dos gestores é uma medida necessária para que novos atos ilícitos não aconteçam e para que a investigação seja concluída com êxito.

Isso porque, segundo MP, os gestores, principalmente o prefeito, têm adotado uma “postura de interdição aos trabalhos do órgão na cidade”. A Justiça ainda vai apreciar o requerimento.

Eleição de Elói Pereira

Elói Pereira (PSD) foi eleito com 2.574 votos, 54,53% do votos, no dia 15 de novembro de 2020, para ser prefeito de Barro Duro por quatro anos. A cidade, distante 93 km ao Sul de Teresina, tem, atualmente, 6.640 habitantes, segundo o Censo de 2022, do IBGE.

Na época da eleição, Elói tinha 84 anos, superior completo e declarava ao TSE a ocupação de advogado. Ele tinha patrimônio declarado de R$ 366.962,33.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais