28.1 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Médica é agredida após diagnosticar paciente com Covid-19 em cidade do Piauí

Médica foi agredida em Barras após diagnosticar paciente com Covid-19 - Foto: Reprodução/Portal A Grande Barras

Uma médica plantonista do Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras, foi agredida pelo acompanhante de um paciente diagnosticado com Covid-19 na noite do último sábado (09). Segundo informou a Secretaria de Saúde (Sesapi), o agressor não aceitou a confirmação da doença apresentada pela médica e solicitou a transferência do paciente, que deu entrada com um quadro de falta de ar sendo levado pelo SAMU.

No momento em que ela foi tirar as cópias do prontuário para liberar a saída do paciente, o acompanhante a agrediu com socos, tomou o documento das mãos da profissional e começou a insultá-la com palavras de baixo calão, é o que diz a nota da Sesapi. A Polícia Militar teve que ser acionada e encaminhou o agressor para a Delegacia Regional de Barras onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência.

A médica, segundo a Secretaria, passou por exame de corpo de delito e passará os próximos dias afastadas do serviço para que se recupere.

Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina se manifestou sobre o ocorrido. A presidente do CRM-PI, a médica Mirian Parente, repudiou a atitude do agressor e fez um alerta para que as direções dos estabelecimentos de saúde promovam medidas para assegurar a integridade dos profissionais e o exercício de seu ofício.

Veja a nota abaixo:

“Atitudes dessa natureza são vigorosamente repudiadas por este Conselho [Regional de Medicina] que zela pela proteção e segurança dos profissionais médicos, estando atentos às duas necessidades e anseios. Fica o alerta à direção dos estabelecimentos de saúde para que promovam todas as medidas indispensáveis a assegurar que os profissionais médicos possam exercer seu ofício sem perturbações desta e de outras ordens”.

Mirian Perpétua Palha Dias Parente, presidente do CRM-PI

Quem também se manifestou foi a própria Secretaria de Estado da Saúde e a diretoria do Hospital Regional Leônidas Melo, que prestaram solidariedade à médica em um momento “em que os profissionais da saúde estão na linha de frente ao combate a esta pandemia com muita coragem e determinação”.

Por: Maria Clara Estrêla / O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais