29.4 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Marcelo Castro diz que bancada não aceitará fusão do BNB: “é causa nordestina”

O senador Marcelo Castro (MDB) garantiu nesta segunda-feira (25) que a bancada do Estado não vai aceitar calada a proposta de fusão do Banco do Nordeste (BNB) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta seria do interesse do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Isso daí (fusão) na nossa ótica não interessa ao Nordeste. O Banco tem uma expertise muito grande no microcrédito, administra o fundo constitucional e nós vamos formar uma frente muito firme para que o Banco do  Nordeste continue prestando serviços ao Brasil”, disse em entrevista.

Para Marcelo Castro, o assunto é uma causa nordestina. “E vamos abraçar. Em hipótese alguma vamos aceitar e ficar calado. Não podemos deixar que isso prospere”, afirmou.

O deputado federal Júlio César também reagiu à proposta e também se colocou à disposição para evitar que a fusão ocorra. “O BNDES, esse S é do Sul e Sudeste. Não tem nada de social. O dinheiro fica quase todo no Sul e Sudeste. O Nordeste tem menos de 10% da média histórica dos últimos 15 anos. E teve ano que teve menos de 5%. Nós não aceitamos isso e o BNB tem que continuar sendo o banco que mais investe. Os maiores investimentos são financiados pelo Banco do Nordeste. É o banco com maior experiência em microcrédito”, defendeu Júlio César.

Em toda sua área de atuação, o Banco do Nordeste já financiou R$ 61,4 bilhões a 5,7 milhões de clientes do Crediamigo, o programa de microcrédito do banco, em duas décadas. Destes, 561 mil somente no Piauí.

 

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais