30.9 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Líder da bancada evangélica na Câmara propõe dificultar cassação do mandato de parlamentares

Foto reprodução do Instagram do O líder da bancada evangélica, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ),

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), presidente da Frente Parlamentar Evangélica e aliado do presidente Jair Bolsonaro, protocolou nesta segunda-feira (25) um projeto que pretende alterar o regimento interno da Câmara para dificultar a cassação do mandato de parlamentares.

Atualmente, a Constituição Federal e o regimento da Câmara definem que em casos de quebra de decoro e condenação criminal definitiva, por exemplo, a perda do mandato do parlamentar precisa ser aprovada pela maioria absoluta dos deputados – ou seja, 257 votos favoráveis.

O projeto de resolução proposto por Sóstenes Cavalcante prevê votação mínima de dois terços dos parlamentares, elevando o placar necessário para 340 votos favoráveis à cassação. Na prática, ficaria mais difícil definir a perda do mandato.

As regras da Câmara definem que propostas de alteração do regimento interno são relatadas pelo vice-presidente da Casa. Atual ocupante do cargo, no entanto, o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) avalia que um projeto de resolução não tem poder para alterar o quórum, já que a regra está na Constituição.

“É muito flagrantemente inconstitucional”, disse Ramos.

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais