22.9 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPaulistana

Governo lança projeto Piauí Sustentável e Inclusivo no Vale do Itaim

O projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) foi lançado para o Território Chapada do Vale do Rio Itaim, na última quarta-feira, 28, em Paulistana-PI, no Auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A atividade marca o início das ações do projeto, que é uma ação conjunta da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi). O Governo do Estado do Piauí assinou um contrato com agentes financiadores, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo de Investimento para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) no valor de USD 147,5 milhões ( R$737.500,00).

Objetivos do PSI, acesso à água, acessibilidade para as comunidades produtiva, recuperação e conservação ambiental, produção e uso de energias renováveis, saneamento ambiental, regularização fundiária e ambiental, produção agrícola familiar, acesso a mercados, segurança alimentar e nutricional, tecnologias sociais.

Será implantado em 138 municípios de 7 territórios de desenvolvimento: Chapada Vale do Itaim, Entre Rios, Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito, Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Público-alvo: Agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais , mulheres e jovens.

“É importante que todas as entidades associativas e cooperativas estejam sempre organizadas, com todas as suas documentações em dias, que a partir desse momento da apresentação desse projeto a gente já vai partir para a parte prática, que é a seleção das entidades, que será através de um edital, por isso a importância das associações se organizarem com antecedência, que é para estar tendo essa oportunidade de estar sendo beneficiado com esse projeto. Parabenizo a todos representantes de todos os municípios do território”, ressaltou o agente de desenvolvimento do território Chapada Vale do Itaim, Sérgio Alves, deixando à disposição de todos os presidentes e as demais pessoas que estão inseridas nas associações no território.

“A grande vantagem do PSI é que é um projeto que integra várias ações, é um projeto mais completo, que vai cuidar da parte produtiva, mas vai cuidar também da parte de regularização das terras, da parte ambiental, e vai cuidar também da convivência com o foco para a gestão da água. Porque a gente tem um pouco de água e às vezes a gente tem problemas de como aproveitar racionalmente. Tem muita região sem água e tem muita região também com água mal aproveitada. Então o PSI é um projeto mais integrado que vai dar uma nova visão aqui para a região”, afirmou o diretor de projetos para os territórios do Semiárido da SAF, Chicão.

“O programa Piauí Sustentável Inclusivo,  é um programa muito importante porque fortalece a agricultura familiar no semiárido com ações que são específicas para essa região. Então, é um projeto pensado considerando a estrutura do ecossistema do semiárido, a cultura da população local do semiárido e fazendo com que a gente tenha um processo de construção de projetos produtivos, dialogando com as comunidades. A partir de um processo de planejamento participativo, de diagnóstico participativo, as comunidades selecionadas vão ser ouvidas, elas vão poder falar do que elas desejam como projetos para as suas comunidades e vão poder planejar como se dará o investimento de cada um dos recursos disponíveis”, ressaltou a gestora Rejane Tavares, secretária da agricultura familiar do Piauí.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais