26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Piauí tem crescimento de quase 20% em denúncias de assédio moral

Divulgação

O Piauí registrou nos quatro primeiros meses deste ano um total de 78 denúncias relacionadas a assédio moral, apontam dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí nesta quinta-feira (2) em virtude do Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. O número representa um crescimento de 18% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 66 casos no estado.

O crescimento apresentado indica que deve ocorrer um salto também na consolidação dos dados anuais. Durante todo o ano passado, por exemplo, o Piauí chegou a 158 registrados. O número deste ano, portanto, representa quase metade dos casos observados em 2023.

Procurador do Trabalho Igor Oliveira, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), comentou que o assédio moral é caracterizado pela repetitividade.

“O assédio moral é todo e qualquer comportamento praticado pelo empregador ou por seus prepostos o que inclui palavras, gritos e gestos que pela sua intensidade, gravidade e sistematicidade provoca na vítima desequilíbrio negativo físico ou psíquico. Muitas das vezes gerando transtornos mentais que geram o afastamento do trabalho”, disse.

São exemplos de assédio mortal a cobrança exacerbada por metas inatingíveis, gerando na vítima um sentimento de impotência. Igor Oliveira apontou também que xingamentos, palavras de baixo calão, fazendo com que o trabalhador se sinta desprestigiado no âmbito da empresa tendo sua dignidade humana violada, também é considerado assédio.

O procurador ressaltou a importância das denúncias para o combate ao assédio moral e que os casos podem ser relatados pelos canais digitais do Ministério Público do Trabalhado, assim como nas sedes do MPT em Teresina e Picos.

Fonte: O Dia

TERESINA – SEDE

Rua Anfrísio Lobão, 805 – Bairro Jóquei

CEP 64049-280

Tel. (86) 3214-7500

PICOS

Av. Monsenhor Hipólito, 1100 – Bairro Canto da Várzea

CEP: 64000-000

PABX: (89) 3421-0819/3422-1274 – FAX: (89) 3422-1274

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais