26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue nesses primeiros meses do ano

Dengue - Foto: Fiocruz

Mais de 4 milhões de casos de dengue já são registrados no Brasil somente nesses primeiros meses do ano. Na última segunda-feira (29), o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde notificou 4.127.571 casos prováveis de dengue de janeiro até agora.

Os estados com maior incidência da doença incluem Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina. O grupo etário mais impactado está entre 20 e 29 anos, onde ocorre a maior concentração de casos. Por outro lado, a faixa etária menos afetada é a de crianças com menos de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais, e depois por crianças entre 1 e 4 anos. Em relação às mortes por dengue, foram confirmados 1.937 casos, enquanto 2.345 permanecem em investigação. O coeficiente de incidência da doença no país é de 2.032,7 casos por 100 mil habitantes. Projeções divulgadas no início do ano indicam que o número total de casos de dengue no país pode chegar a 4.225.885.

Vacinação contra dengue no Piauí

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou, o remanejamento de doses da vacina contra a dengue, por parte da Sesapi, do Território Entre Rios para o Território Chapada das Mangabeiras. A decisão foi tomada após consulta ao Ministério da Saúde, que não se opôs a medida, no entanto, pediu que o Piauí seguisse alguns critérios, como o envio máximo de 30% do total de doses e que permaneça o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Território Chapada das Mangabeiras vive atualmente um surto de casos da doença – e registrou a sexta morte por dengue – e por isso receberá 6.561 doses, das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A entrega dos imunizantes, que já está em Teresina, começa na semana que vem para todos os municípios contemplados no estado. Para o Território Entre Rios serão distribuídas 16.011 doses.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais