3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Chuvas causam deslizamentos em encostas de morros e atinge casas no bairro Paroquial em Picos

Bairro Paroquial, Picos - Foto: Valéria Noronha

A intensa e constante chuva em Picos, que iniciou na noite da última terça-feira (20), continua trazendo transtornos à população, principalmente à residente em bairros periféricos de morros, como no Paroquial e Quilombo.

Na noite da quarta-feira (21), uma família do Paroquial teve que deixar a residência, após a água da chuva, que deveria passar pela galeria do morro, ter entrado na casa e transformado a noite dos moradores em um verdadeiro pesadelo, com muito entulho e lama no local, destruindo, principalmente, a cozinha da família.

Em uma outra residência, o morador reclamou que nada foi feito pela gestão municipal, e o pouco que foi feito foram os próprios residentes da comunidade que fizeram. Ele disse ainda não ter para onde ir, por isso não pode sair de casa.

Nesta sexta-feira (23), mais estragos apareceram na comunidade do Paroquial. A idosa Maria Firma, disse que seu maior medo é que uma das pedras que estão no fundo de sua casa desabem e ela acabe perdendo a vida.

Na comunidade Quilombo, localizada no bairro Morada do Sol, a situação não chega a ser diferente. A população sofre, há muitos anos, com a falta de infraestrutura do local. O problema se intensifica sempre no período chuvoso, pois, como não há calçamento, as ruas ficam totalmente cobertas de lama e isso deixa os moradores praticamente ilhados.

Mesmo com dois acessos – pelo Morada do Sol e pelo Morada Nova –, os residentes do local sofrem, pois ambos são precários.

Além da inacessibilidade, o matagal e número de animais peçonhentos também crescem no período, o que é um perigo, pois há muitas crianças e idosos no local.

A Defesa Civil de Picos, representada pelo secretário João Araújo, informou que muitos pontos da cidade estão em estado crítico após as intensas chuvas e que a pasta está monitorando as situações e as famílias atingidas a fim de prestarem auxílio em suas necessidades.

João Araújo, secretário de Defesa Civil de Picos – Foto: Valéria Noronha

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais