3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Cerca de 20 mulheres pedem medidas protetivas por dia em Teresina, diz TJ

Foto: O Dia

O juiz Virgílio Madeira Martins Filho assumiu o 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher da comarca de Teresina, e agora vai atender de forma exclusiva os pedidos de medida protetiva de vítimas de violência. Na capital, a cada dia, em média 20 mulheres solicitam proteção, segundo o Tribunal de Justiça do Piauí.

O 2º Juizado de Violência Doméstica possui competência exclusiva para análise de medidas protetivas de urgência na capital. Ela foi instalada em outubro de 2022, e já analisou quase 300 pedidos. Segundo dados dados Tribunal de Justiça, em 2022 houve aumento de mais de 13,4% no número de medidas protetivas de urgência concedidas em relação ao ano de 2021. Foram 5.922 em 2022, e 5.220 em 2021.

“As medidas protetivas são a porta de entrada quando a mulher vítima de violência procura o poder judiciário, hoje temos em média 20 medidas protetivas por dia, então a competência dessa unidade judiciária são as medidas protetivas e a execução de penas”, destacou.

Ele explicou que toda a equipe vai trabalhar para que a vítima consiga devidamente a proteção e destacou que existe um crescimento no número de casos. “O grande desafio é incluir essa mulher na proteção do estado, então o juiz com toda a sua equipe e com imparcialidade dá um suporte a segurança necessária a mulher vítima de violência doméstica […] tem um crescimento [de casos] e demonstra um atenção e cuidado do poder judiciário em instalar duas unidades judiciárias que trata a matéria”, afirmou.

O juiz Virgílio Madeira ainda pediu apoio da sociedade e afirmou que a violência doméstica é um problema de todos.

“Eu considero e clamo a sociedade que compreenda que essa questão é um problema de todos, o problema da violência doméstica é um problema coletivo, a sociedade não terá paz, sossego e não terá desenvolvimento enquanto se continuar essa violência desenfreada de gênero”, pontuou.

Fonte: Bárbara Rodrigues e Christian Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais