3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Acordo entre Rafael, Regina Sousa e Alepi vai antecipar pela 1ª vez reforma de cargos

O governador eleito Rafael Fonteles (PT) e a governadora Regina Sousa (PT) chegaram a um consenso e o texto com a reforma administrativa anunciada pelo petista chegará à Assembleia Legislativa (Alepi) ainda neste ano. É a primeira vez na história do Piauí que um acordo entre uma governadora e um governador eleito permitirá que uma reforma administrativa comece a traminar no Legislativo antes da próxima gestão começar.

Segundo o deputado Francisco Limma (PT), os parlamentares já começam a se preparar para analisar a reforma administrativa anunciada pelo governador eleito. Ele informou nesta terça-feira (22) que o objetivo é adiantar a tramitação das mudanças para que o petista já possa assumir a administração estadual em janeiro de 2023 com a nova formatação.

A ação deve ter impactos no orçamento para 2023 que também segue em tramitação na Casa.

“O governador eleito e a governadora estão se antecipando aos fatos para a Assembleia Legislativa analisar e votar essa matéria que ainda vai tramitar aqui na Casa”, acrescentou. “Houve um entendimento entre a governadora e o próprio governador eleito, tanto que ele já anunciou a transformação de algumas áreas em secretaria, em coordenadorias, em superintendências. O que a Assembleia está fazendo é discutindo e vendo a legalidade, o mérito destas matéria”, pontuou.

Francisco Limma destacou que, entre as discussões feitas pelos parlamentares, estará a fusão entre o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi). O relator da matéria deverá ser o deputado Henrique Pires (MDB).

“Tenho algumas preocupações em relação a junção do Emater e da Adapi, mas acho que não poderia continuar como está. Precisa de uma mudança. O relator Henrique Pires preferiu que a gente possa analisar essa matéria na próxima reunião com mais tempo para nos posicionarmos com uma maior segurança”, destacou.

VEJA MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO 

Entre as mudanças propostas para a gestão, Rafael Fonteles anunciou que vai fundir algumas pastas, criar novas secretarias e extinguir outras.

A Fundespi (Fundação de Esporte do Piauí), a Emater e a Coordenadoria de Irrigação e a Coordenadoria de Mulheres serão transformadas em secretarias.

Entre outras mudanças estão a incorporação da Adapi à nova secretaria da Emater, que passará a se chamar de Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (SADA). Já a Fundespi passará a se chamar Secretaria de Esportes.

Já Coordenadoria de Irrigação passará a ser Secretaria de Irrigação e Recursos Hídricos (SEFIR), e a Coordenadoria de Mulheres será transformada em Secretaria das Mulheres.

Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais