32.2 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Vigilância faz recomendações para as festas de fim de ano no Piauí

Fotos: Arquivo ascom Piracuruca 2018

Com o mapa do Piauí em vermelho há vários dias, registrando aumento no número de casos de Covid-19, as autoridades de vigilância sanitária começam a se preocupar com as festas de fim de ano, quando tradicionalmente as pessoas se reúnem em confraternizações. A situação do Piauí ainda desperta preocupação.

De acordo com o último boletim epidemiológico, o Estado registra 11.026 casos confirmados da doença e 2.450 mortes. A Covid-19 está presente nos 224 municípios do Estado e em 83,9% deles há registro de mortes. Ainda segundo o painel divulgado pela Vigilância Sanitária do Estado, a média móvel de mortes dos últimos 14 dias é 9,1.

Um fato que chama a atenção e merece um olhar especial é a disponibilidade de leitos de UTI. A maior oferta desse tipo de leito, fundamental quando a doença avança para um quadro mais grave, está concentrada em Teresina. Dos 224 municípios do Estado, apenas 8 possuem leitos de UTI.

Justamente por causa desse cenário, é que a orientação da Vigilância Sanitária é para que as pessoas evitem grandes festas de comemoração e celebrem o Natal reservadamente, em família. Ainda assim, com cautela. Esta semana, o infectologista Kelson Veras advertiu que as reuniões familiares, ao contrário do que se pensa, trazem, sim, um perigo de transmissibilidade porque é justamente nelas que as pessoas mais se aproximam e trocam contatos físicos.

É difícil imaginar um Natal sem abraços e afagos carinhosos, mas é a maneira possível para que possamos estar vivos até o Natal do próximo ano quando, então, já vacinados, poderemos voltar a nos abraçar como antes.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais