24.7 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPaulistana

Sindicato dos Servidores Públicos de Paulistana realiza manifestação em prol do repasse do FUNDEF; veja fotos

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paulistana-PI promoveu, nesta sexta-feira (5), uma manifestação pacífica em prol do pagamento de 60% do valor total do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

A manifestação, classificada como uma reivindicação de direitos e sem interesse político, iniciou na sede do Sindicato dos Servidores e seguiu até a sede da Prefeitura de Paulistana. De acordo com a assessora jurídica do sindicato, Fabiana Xavier, a busca é pelo cumprimento de um acordo firmado entre a União Federal e o município.

“Foi estabelecido o repasse de R$ 33 mi em três parcelas de 40%, 30% e 30% em anos subsequentes. A primeira foi depositada e, embora tenha na cláusula o acordo de 60% do valor total, a gestão atual diz que será sobre o valor total, tirando os juros de mora. Nossa reivindicação é para que o acordo seja cumprido”, afirmou a profissional.

O juros de mora, comentado pela assessora, trata-se de uma taxa aplicada sobre o atraso no pagamento de uma conta. Segundo Fabiana, a categoria já vem sofrendo prejuízos e precisa do apoio da população para conseguir o pagamento que considera direito da categoria do magistério.

“Nós convocamos toda a comunidade paulistanense e a gestão municipal para, independente do partido, trazer voz para a manifestação. Nossa manifestação é realmente fazer com que o acordo seja cumprido. Por que não dar o que é justo à categoria do magistério?”, questionou.

Caso a solicitação não seja aceita, a assessora destacou que o próximo passo é entrar com o mandado de segurança coletivo e instaurar o procedimento pelo Ministério Público, o qual já foi cientificado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paulistana.

“Nós tentamos resolver de uma forma breve, tanto para a gestão, quanto para nós, porque se formos entrar com medidas judiciais, incide mais trabalho. Mas, se não for atendido o nosso pleito, medidas serão tomadas em âmbito judicial”, concluiu.

Pré-candidato a prefeito de Paulistana, vereador Osvaldo participa de manifestação dos professores

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais