30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Projeto quer proibir uso de canudos plásticos no Piauí

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Fábio Novo (PT) quer proibir o uso de canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais do Piauí. O projeto, já apresentado, será analisado pelas comissões da Assembleia Legislativa e depois seguirá para votação em Plenário. No texto, Fábio Novo propõe o uso de canudos biodegradáveis ou reutilizáveis, com aplicação de multas e suspensão das atividades para aqueles que não cumprirem a lei.

“A poluição de mares e rios é crescente e preocupante. De acordo com dados da ONG Greenpeace, 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos anualmente, ocasionando a morte de um milhão de aves marinhas e de mais de 100 mil animais marinhos todos os anos. Podemos fazer a nossa parte. Muitos países, assim como em outros estados brasileiros, já proibiram o uso de canudos plásticos. Esperamos que o Piauí seja o próximo”, afirma o deputado Fábio Novo.

De acordo com o projeto, “fica proibida a utilização de canudos plásticos, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, hotéis, hospitais e similares, bem como por vendedores ambulantes no âmbito do Estado do Piauí”. Caso a lei seja sancionada pelo governador do Estado, Wellington Dias, os estabelecimentos comerciais terão um prazo de 180 dias para se adequarem à norma.

Aqueles que não cumprirem com a legislação estão sujeitos à multa, que pode chegar a R$ 5 mil. Em caso de reincidência, além da multa, o estabelecimento pode ter suas atividades suspensas. “Para divulgar a lei e mostrar os benefícios que ela traz ao meio ambiente, o Estado deve realizar campanhas educativas. É preciso alertar a população. Uma simples mudança de hábito pode salvar milhões de vidas”, frisa o deputado estadual Fábio Novo.

O projeto de lei é subscrito pela deputada estadual Teresa Britto (PV), reconhecida pela atuação em ações de proteção aos animais e de defesa do meio ambiente.

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais