23.1 C
Jacobina do Piauí
5 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacionalPolítica

Projeto de Lei vai criar três comandos e novos batalhões na Polícia Militar do Piauí

Foto: Francisco Gilásio/Ccom

No lançamento do pacote de medidas para a segurança pública, realizado na última quinta-feira (30), no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles (PT) anunciou projetos de lei com a criação de três comandos operacionais da Polícia Militar e novos batalhões em Teresina e no interior do Piauí.

Segundo Rafael Fonteles, os projetos de lei serão enviados para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e vão possibilitar a criação de um comando de trânsito, um comando ambiental e um comando aéreo.

Também será criado novos batalhões operacionais de área e companhia independentes distribuídas no território piauiense, tanto na capital, como nos municípios.

De acordo com o governador, os projetos de lei vão possibilitar a ampliação da estrutura da Corporação, a criação de novas vagas e cargos para Oficiais e Praças, a valorização da formação policial militar, a elevação e qualificação nos níveis de formação profissional e agilidade, praticidade e dinamismo na ascensão profissional.

Ainda durante a solenidade no Palácio de Karnak, Rafael Fonteles anunciou outros investimos de acordo com a demanda de cada setor da segurança pública, confira:

Para a Secretaria de Segurança:

  • Investimento imediato de R$ 26 milhões em radiocomunicadores;
  • Mais de 500 novas viaturas para as Forças de Segurança;
  • Adesão ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci.

Para a Polícia Civil:

  • Criação de gratificação de produtividade para os delegados, policiais, escrivães e peritos das unidades com melhores índices de resolução de investigações;
  • Criação das funções de chefe de unidade de polícia, chefe de investigação e chefe de cartório.

Para o Corpo de Bombeiros Militares:

  • Aquisição de novos equipamentos e investimento em tecnologia para garantir maior agilidade e eficiência no atendimento.

Para o Instituto de Identificação Digital:

  • Criação do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco;
  • Instalação do posto de atendimento para pessoas com deficiência na sede da Seid;
  • Implantação de três postos itinerantes para ações sociais na capital e no interior do Estado.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o novo pacote de medidas representa, além de sensibilidade e determinação por parte do governo, claras melhorias.

“As novas medidas vêm para resolver antigos anseios da corporação, no sentido de melhorar nossa estrutura, ampliar e modernizar nossa área de atuação, além de elevar o nível de nossas atividades através da criação de novos cargos, melhor fluxo de carreira e valorização de ensino da Polícia Militar”, disse o comandante.

Fonte: Rebeca Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais