A prefeita do município de Jacobina do Piauí Juscirene Oliveira de Almeida Sousa, a Mocinha (PP-PI), efetuou nesta segunda-feira, 14 de novembro, o pagamento de todas as parcelas referente ao programa Garantia Safra 2015/2016. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de finanças de Jacobina, Erasmo Sousa.
Mesmo após não conseguir a reeleição, a prefeita Mocinha mostra responsabilidade e compromisso com o homem do campo, e efetua o pagamento de todas as parcelas da contrapartida do município garantindo assim o acesso ao beneficio paga pelo governo federal.
De acordo com Erasmo Sousa, muitos achavam que a prefeita não iria pagar o garantia safra, inclusive teve blog que anunciou o não pagamento das parcelas, mas a prefeita pagou e beneficiou 631 agricultores do município de Jacobina.

“A minha casa e da prefeita foi aberta durante os quatro anos dando assistência ao povo de Jacobina como nunca visto antes. Então não seria agora que iriamos abandonar o povo de Jacobina e não pagar o garantia safra. Fizemos todo esforço para que o povo fosse beneficiado como durante os quatros anos 90% do povo foi beneficiado na administração de Mocinha e Erasmo”, afirmou Erasmo Sousa.
Ao todo foram pagos R$ 31.581 pelo poder executivo municipal. Com isso, será injetado mais de 536 mil reais na economia do município de Jacobina. Onde cada agricultor cadastrado no programa receberá um auxílio no valor de 850 reais, na qual o pagamento é dividido em cinco parcelas de 170 reais.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, recebem a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.