24.5 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJaicósMunicípiosPaulistanaSimões

Paulistana, Simões e mais 28 cidades do Piauí vão receber pluviômetros para medir quantidade de chuva

Visando o fortalecimento da Política Estadual de Recursos Hídricos no Piauí, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR está realizando a instalação de aparelhos pluviométricos em trinta municípios das regiões sul e norte do Estado.

 

Os primeiros pluviômetros estão sendo instalados nas cidades de Sigefredo Pacheco, São Miguel do Tapuio, Nossa Senhora dos Remédios, Piripiri, Caraúbas do Piauí, Cocal, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Elesbão Veloso, Valença, Picos, Angical do Piauí, Monsenhor Hipólito, Vila Nova do Piauí, Pior IX, Nazaré do Piauí, Oeiras, Jaicós, Simões, Paulistana, São Francisco de Assis do Piauí, Lagoa do Barros do Piauí, Simplício Mendes, Ribeira do Piauí, Itaueira, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Antônio Almeida, Paes Landim e Curimatá.

 

Os aparelhos servirão para medir a quantidade de chuva dessas cidades e estão sendo instalados em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAG, que vem acompanhando as comunidades onde estão sendo feitas as instalações.

 

Os pluviômetros foram adquiridos pelo Governo do Estado, através da SEMAR junto a Agência Nacional de Águas – ANA.  Os equipamentos vão permitir a medição do índice de chuvas em cada região, nas cidades que estão recebendo o equipamento. Por meio desse registro, será possível antecipar medidas preventivas em períodos de fortes chuvas.

 

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da SEMAR, Romildo Mafra, o projeto prevê a instalação em todos os municípios piauienses, numa parceria com a ANA. “Estivemos acompanhando o governador Wellington Dias em uma reunião, em Brasília, com o presidente da agência, Vicente Andreu e obtivemos a confirmação de investimentos nesta área. A proposta é garantir o monitoramento pluviométrico e para isso já iniciamos a instalação dos aparelhos. Uma equipe técnica acompanhada pela meteorologista Sônia Feitosa já está em campo”, garante Romildo Mafra.

 

O treinamento das pessoas que ficarão responsáveis pelo monitoramento da medição será realizado pela SEMAR em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

 

 

Fonte: Portal O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais