21.5 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolícia

OAB pede prisão e afastamento de PMs após advogado ser algemado e conduzido em cidade do Piauí

Um advogado foi algemado e conduzido por guarnições da Polícia Militar na cidade de Bertolínia (a 400 km de Teresina) nesta terça-feira (12). O vídeo do momento da condução mostra o advogado Willians Lopes Fonseca sendo abordado por três policiais, após contestar a condução de uma cliente. Nas imagens, é possível ver que no local estavam duas viaturas da PM e mais três militares. Willians foi conduzido até a delegacia do município.

Na manhã desta quarta-feira (13), uma comissão da Ordem do Advogados do Brasil, seccional Piauí, esteve no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e pediu a prisão administrativa e o afastamento dos seis PMs envolvidos no episódio. Segundo o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, que esteve reunido com o coronel Costa Lima, sub-comandante da Policia Militar do Piauí, e com o Major Marcius, da Corregedoria da PM, os militares responderão a processo disciplinar dentro da corporação.

A reportagem do Cidadeverde.com entrou em contato com a Polícia Militar do Piauí, que preferiu não conceder entrevista, e informou que deve se pronunciar, em breve, por meio de nota.

A reunião aconteceu a portas fechadas, no Quartel do Comando Geral da PM, e durou cerca de uma hora. Na saída do encontro, o presidente da OAB/PI disse que a instituição pediu providências e classificou o caso como isolado.

A discussão, que culminou com a condução do Dr. Willians Fonseca, começou após um cavalo causar dano a uma viatura do 10º Batalhão da PM.

“Um animal ocasionou um dano numa viatura da Polícia. Eles foram até a residência da senhora atrás do seu filho, que seria o proprietário do animal. Ele não estava e os policiais queriam conduzir a dona do imóvel até a delegacia, sem ordem judicial, sem flagrante, sem nada. O Dr. Willians Fonseca foi explicar para os policias que a conduta estava ilegal, e que eles não poderiam, jamais, conduzir a dona do imóvel pelos fatos que estavam ocorrendo ali, e aconteceu aquela discussão que está no vídeo”, explicou Celso Neto.

Segundo Celso Barros Neto, o advogado Willians Lopes Fonseca foi até o local atendendo ao chamado de um colega de profissão,  Marcelo Brito, que representa a moradora de Bertolínia ,que a equipe do 10º Batalhão da PM/PI tentava conduzir até a delegacia.

Para Einstein Sepúlveda, presidente da Comissão de Defesa e Valorização dos Honorários Advocatícios da OAB-PI, a condução da dona do imóvel era abusiva, por se tratar de um crime de natureza civil, um crime de dano, fora da área criminal.

“Quando o Dr. Marcelo Brito chega ao imóvel, eles [policiais] trancam o carro do advogado, em nítido abuso. Eles já estavam praticando abuso com o Dr. Marcelo. E o Dr. Willians foi lá para dar apoio ao colega”, finalizou.

Por Adriana Magalhães e Marina Sérvio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais