31.8 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPaulistana

Na Paraíba, vereador e Superintendente da SAF de Paulistana participam de seminário sobre algodão agroecológico; veja fotos

Fotos: Reprodução

O vereador Osvaldo Mamedio da Costa, também produtor de Algodão Agroecológico/orgânico de Paulistana-PI, acompanhado do superintendente da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) Clébio Coutinho, participou de um Seminário Técnico sobre Algodão Agroecológico/Orgânico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido. O evento ocorreu na cidade de Campina Grande-PB, nos dias 25 e 26 de julho.

O evento foi promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba (SEAFDS-PB), em parceria com a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, a Embrapa Algodão e o Departamento de ATER do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo o vereador, o retorno da produção de algodão traz uma nova perspectiva, mas enfatiza os desafios de inserir produtores em um novo modelo, considerando que existem protocolos a serem seguidos no sistema agroecológico e certificação orgânica – garantias que possibilitam o controle de pragas, além do valor comercializado.

Atualmente o Piauí conta 155 produtores no ramo, a maioria situada nos municípios de Paulistana, São Francisco de Assis, Queimada Nova, São Raimundo Nonato e Canto do Buriti. Depois da formação de grupos nas comunidades, é feito o processo de organização pela APASPI (Associação dos Produtores Rurais Agroecológico do Semiárido Piauiense) de São Raimundo Nonato PI, credenciada junto ao Ministério da Agricultura para fazer o Processo de Certificação Orgânica e a Comercialização em parceria a Junta Comercial do Piauí. O projeto tem apoio da Diaconia e VERT, empresa francesa que compra a produção.

Sendo uma produção promissora, o vereador pontua que existe a expectativa de crescimento no número de municípios e famílias, com apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). Em desenvolvimento desde 2020, foram entregues 6 mil kg de pluma neste ano e a estimativa é terminar o ano com 12 mil entregas (3 mil a menos que a ideia original, devido ao excesso de chuvas na região).

O encontro, de acordo com Osvaldo foi essencial para garantir conhecimentos sobre o processo, além de expandir as experiências no ramo. Sendo apoiado pelo Governo do Estado, o vereador acredita que o projeto tende a crescer cada vez mais nos municípios.

“Foi importante para buscar conhecimento dos estados que estão mais avançados nesse processo. O Governo do Estado também tem o objetivo de expandir as experiências em mais municípios. Estou otimista com a aproximação com o governador Rafael Fonteles e a secretária Rejane Tavares, que já esteve na nossa comunidade conhecendo. Acredito que teremos um ganho muito grande”, afirmou o produtor.

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, participou do evento e pontuou que o seminário foi importante para a troca de experiências sobre produção e comercialização de algodão orgânico e agroecológico e que os estados vão formar uma rede para fortalecer o segmento no Nordeste.

“Estivemos ouvindo a fala de pesquisadores, dos compradores do algodão, dos produtores e também ouvindo experiências, como do Rio Grande do Norte e da Paraíba. São experiências exitosas e complementares, então tem muita coisa boa para a gente tirar e levar dos estados. Saímos da Embrapa com o desafio de formar uma grande rede dos estados do Nordeste e fortalecer esses sistemas de produção”, enfatizou.

Após o encerramento do Evento ambos se deslocaram até a capital, João Pessoa-PB, onde estiveram presente no SENAI da Paraíba conhecendo as instalações de fiação e tecelagem de algodão por onde irá passar a produção.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais