25.6 C
Jacobina do Piauí
5 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Jovem de Vila Nova do Piauí conquista aprovação em medicina da Universidade Federal do Piauí

Foto: Arquivo Pessoal

Dedicação, renúncia e força de vontade. Foi com esses três pilares que Carlos Eduardo, de 19 anos, morador de Vila Nova do Piauí, conquistou a tão sonhada aprovação no curso de medicina na Universidade Federal do Piauí. O estudante ainda foi aprovado em psicologia na Universidade de São Paulo.

Filho de Eloi Jovelino e Maria Josina, Carlos Eduardo iniciou seus sonhos com a medicina ainda na infância, observando os cuidados de sua mãe com a saúde física de seu pai. O jovem perdeu o pai apicultor aos 10 anos de idade, mas utilizou a memória para impulsionar seu futuro de garantir uma vida melhor para a família e honrar a história de seu pai e o desejo de sua mãe, cultivado há 20 anos.

“Minha mãe dedicava a sua vida cuidando dele devido a um problema que ele tinha na coluna, sem poder desenvolver nenhuma atividade profissional efetiva. Ela me disse que quando foi pela primeira vez em um neurologista com ele, pediu a Deus para que, se tivesse um filho homem, atuasse na profissão. Hoje realizei o meu sonho e o dela. Foi um sonho quase impossível que se realizou”, explicou o jovem.

O processo para alcançar uma de suas metas não foi fácil, mas exigiu renúncias do estudante. Há dois anos, Carlos Eduardo trabalhava em uma padaria e seu desempenho na prova do ENEM como treineiro não foi promissor, o que pediu por dedicação durante o período de preparação, integrando os estudos no Instituto Federal do Piauí (Campus Picos) e em casa, pela internet.

“Tirei zero na primeira redação do ENEM e não cursei o primeiro ano do ensino médico porque trabalhava. Decidi que quando as aulas começassem presencialmente, iria me dedicar estudando tanto quanto eu me dedicava no interior. Em 2022, conheci melhor a prova e mantive meu sonho vivo. Em 2023, estudei por oito meses pela internet, sem fazer nenhum cursinho e sem nunca ter pisado em um colégio particular, mas com a certeza de que eu alcançaria a meta”, ressaltou.

Os estudos, chegando a 8 horas diárias durante o ano letivo e 14 nas férias, foram recompensados e o jovem conquistou a média de 796.3 pontos, sendo a maior da história do colégio. O resultado também o consagrou como o primeiro estudante da história de Vila Nova do Piauí a ser aprovado no curso de medicina em uma Universidade Federal do Piauí. No fim, Carlos Eduardo acredita que o esforço compensa.

“Eu abdiquei de todas as atividades que desenvolvia para me dedicar ao estudo. O mais bonito para mim é conquistar isso estudando em casa, ainda no ensino médio. Observando minha realidade na cozinha da padaria há dois anos e saber que estarei na sala de cirurgia daqui alguns anos é algo que, para mim, faz toda a diferença”, finalizou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais