24.7 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

João Henrique vai a mais 2 cidades e diz que situação do Estado é pior do que imaginava

Liderada pelo presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, a Caravana Piauí em Movimento esteve neste final de semana em Picos e Paulistana, com palestras e debates sobre a situação do Piauí e as perspectivas do Estado para o futuro. Foram a sétima e oitava cidades, respectivamente, a receber a Caravana, iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães, órgão de formação política do PMDB, que é presidida no Piauí pelo ex-ministro.

A meta da Caravana é percorrer as 15 maiores cidades do Piauí para discutir as riquezas e os problemas do Estado, e propor alternativas para o desenvolvimento. A avaliação de João Henrique é que a situação do Estado é pior do que ele imaginava. Para ele, o Piauí enfrenta uma crise de gestão que o coloca à beira do colapso administrativo e financeiro, com efeitos negativos na economia, na oferta de serviços públicos e na vida dos servidores.

“Falta ao Governo do PT uma visão estratégica de gestão; por outro lado, sobram medidas eleitoreiras que comprometem seriamente o futuro do Estado”, disse ele em Picos, na última sexta-feira (9). Para o ex-ministro, o governo perdeu o controle da administração. “O governo busca desesperadamente novos empréstimos para manter a folha em dia. O problema é que esse dinheiro pode aliviar a situação do caixa por dois ou três meses, mas depois o problema volta”, disse ele em Paulistana, no sábado (10). “Há sério risco de o Estado atrasar o salário dos servidores a partir do segundo semestre”, alerta.

Ele criticou o decreto de racionamento d’água em 44 municípios do semiárido, anunciado na semana passada pelo Governo do Estado. “Esse decreto é a demonstração mais clara do fracasso das medidas do Governo do PT para amenizar os efeitos da seca. Nós estamos em junho, e o homem do campo já não tem água para beber. Na verdade, essas famílias já vivem sob racionamento d’água há dezenas de anos, simplesmente porque o governo é ineficiente e incompetente no enfrentamento do problema”, diz.

NOVO MODELO DE GESTÃO – Tanto em Paulistana como em Picos, João Henrique defendeu uma ampla mobilização da sociedade “para tirar o Estado do atraso e fazê-lo voltar a crescer”. Para ele, essa mobilização deve envolver lideranças políticas, o setor produtivo, segmentos da sociedade organizada e dos movimentos sociais. “O Piauí precisa de um novo modelo de gestão, que priorize a eficiência administrativa, o planejamento estratégico e ações integradas. E precisamos enfrentar isso de forma corajosa, num debate que envolva políticos, lideranças empresariais e outros setores da sociedade, para fazermos um governo que efetivamente funcione”, pregou.

Em Picos, a palestra da Caravana Piauí em Movimento aconteceu na Associação Comercial e Industrial da Grande Picos e reuniu políticos, empresários e servidores públicos. Em Paulistana, o evento foi realizado na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Gilberto José de Melo, o Didiu (PSB); do presidente do Legislativo, vereador Daniel Santos, e dos vereadores Hélio Sousa, Nano de Abel, Agnaldo Rodrigues e Ivanei André. Suplentes de vereadores, empresários e trabalhadores também lotaram as galerias da Câmara Municipal.

 

Fonte:PortalAZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais