30.6 C
Jacobina do Piauí
5 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Inmet emite alerta laranja de perigo de chuvas intensas para 99% do território piauiense

Chuva - Lagoa do Barro do Piauí - Foto: Cidades em Foco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (19), um alerta laranja para 222 municípios do Piauí com perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Os temporais previstos para os próximos três dias são devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a convergência de umidade em baixos níveis.

“Se chover 40 milímetros durante toda a noite não terá muito problema. Porém, a chuva que pode trazer grandes trasntornos é aquela de 30 ou 40 milímetros em uma hora. Aí sim, é uma chuva muito pesada que geralmente causa enxurradas, enchentes em rios e riachos. Aqui em Teresina, é aquela chuva que leva carros pela correnteza nas ruas”, explicou a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

A previsão para os 222 municípios piauienses iniciou na manhã desta segunda-feira (19) e termina terça-feira (20). Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas em 222 municípios do Piauí — Foto: Divulgação

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas em 222 municípios do Piauí — Foto: Divulgação

Somente as cidades de Parnaíba e Cajueiro da Praia não estão no alerta para chuvas intensas. Segundo a meteorologista, nessas regiões deve chover, contudo, com menos intensidade.

De acordo com a Semar, a chuva forte é esperada em todas as regiões do estado, principalmente no Centro-Norte e parte do Sudoeste.

Na capital do estado, a previsão é de tempo nublado com chuva a qualquer hora do dia, os ventos podem ser fracos ou moderados. Já no Litoral, o tempo fica claro a parcialmente nublado, com chuva a qualquer hora e os ventos serão fortes e com rajadas.

Para prevenir acidentes é importante não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e/ou placas de propaganda e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: Lívia Ferreira, estagiária sob supervisão de Catarina Costa / G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais