25.9 C
Jacobina do Piauí
17 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Consumir bebida alcoólica não altera o efeito das vacinas, confirmam cientistas

Bebidas alcoólicas - Foto: Cidades em Foco!

De acordo com a médica Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), não é necessário evitar o consumo de bebida alcoólica antes ou depois de tomar vacina contra a Covid.

A SBIm, que ajuda nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI) junto ao Ministério da Saúde, não tem qualquer recomendação neste sentido.

“Há muito tabu e muito despreparo dos profissionais da saúde que estão nas salas de vacinação. Infelizmente o Brasil não deu conta de fazer um bom treinamento dos profissionais, e cada um fala o que quer”, conclui.

Mônica Levi diz ainda que o boato é preocupante, pois pode desestimular a proteção de parte da população.

O Ministério da Saúde anunciou na semana passada que 1,5 milhão de pessoas não voltaram pra tomar a segunda dose contra a Covid. Muitos destes podem ter sido impactados por essa desinformação quanto às bebidas alcoólicas, projeta a médica.

O mito se traduz tanto em receio de que a vacina não funcione quanto de que provoque uma reação indesejada, mas os fabricantes dos imunizantes usados no Brasil, CoronaVac (criado pela biofarmacêutica chinesa SinoVac) e Covishield (do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford), não veem comprometimento do efeito nem o risco de eventos adversos ligados às bebidas. Nos estudos clínicos, os voluntários não precisaram ter nenhum cuidado quanto a isso.

Fonte: Fórum

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais