35 C
Jacobina do Piauí
5 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralPicos

Alfabetiza Picos: Secretaria de Educação lança programa de reforço escolar

Aconteceu, na noite desta terça-feira (30), no auditório do Centro de Treinamento Diocesano de Picos – CTD, o lançamento do projeto “Alfabetiza Picos: um olhar que acredita”, cuja proposta é prestar o serviço de aulas de reforço a estudantes do ensino fundamental séries iniciais (2° ao 5° ano).

O projeto é uma idealização da Secretaria Municipal de Educação de Picos e funcionará nos turnos contrários, durante três vezes na semana, nas escolas com espaços suficientes, e aos sábados (nos colégios que não possuem turmas disponíveis).

Segundo Roberta Negreiro, coordenadora do projeto, a ideia surgiu a partir das dificuldades advindas dos últimos dois anos. Durante o isolamento social, os alunos precisaram fazer o uso do ensino remoto, o que acabou atrasando a evolução dos mesmos.

“Por conta da pandemia, percebemos que os alunos tinham muitas dificuldades básicas, principalmente nas habilidades de alfabetização. Pensando nisso, a secretária Noêmia percebeu a necessidade de um reforço, articulado posteriormente por todos da coordenação da SEME”, contou.

Noêmia Marques, secretária que fez parte do processo criativo, afirmou que o problema sempre existiu, mas se acentuou na pandemia. A secretária ainda classificou o projeto como ‘resgate à cidadania dos alunos do município’, já que faz com o que os contemplados avancem na leitura e escrita, bem como detentor da ‘identidade’ de Picos.

Ainda de acordo com a coordenadora, um diagnóstico prévio indica cerca de 500 alunos que serão contemplados com o reforço escolar. A escolha dos alunos é feita através de uma análise dos próprios professores, priorizando os que têm mais dificuldade. Em relação aos professores, serão selecionados os da própria secretaria, sendo preferíveis os que possuem disponibilidade e familiaridade com as faixas etárias.

“O objetivo é recuperar as aprendizagens perdidas no período da pandemia. É um projeto totalmente municipal e será executado com recursos próprios. Tem todo diferencial porque foi criado no nosso município, isso faz com que o projeto atenda a nossa real necessidade. Embora tenhamos feito parcerias com projetos a nível federal e estadual, esse projeto traz nossa identidade. É nosso dever, dever do município com a educação”, disse.

A vereadora Dalva Mocó, que também é da área da educação, comentou que notou a necessidade junto a partir das visitas nas escolas e enfatizou o objetivo do projeto: levar a qualidade de ensino e proporcionar um ensino de qualidade. A parlamentar concluiu com agradecimento especial a Prefeitura Municipal, na figura de Gil Paraibano, pelos esforços na pasta educacional no município.

“Por ser professora da rede municipal, com muito orgulho, visito sempre as nossas escolas municipais. O ‘Alfabetiza Picos’ é um projeto grande e tenho certeza que vamos colher bons frutos. Temos excelentes professores no município. Foi um projeto trabalhado só com os professores da rede e os resultados com certeza serão bem mais que esperamos. Parabenizo a gestão porque não tem medido esforços para melhorar e elevar o nível da qualidade do ensino no município”, finalizou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais