34.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Políticos e pré-candidatos realizam convenção partidária irregular no Piauí

Foto: Roberta Aline

O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio da promotoria eleitoral da 74ª zona do Estado, ingressou, nesse domingo(6), com representação eleitoral contra os diretórios dos partidos Social Democrático e Verde, ambos da cidade de Barro Duro; os candidatos a prefeito e vice-prefeito (Elói Pereira de Sousa e Valdimir Campelo da Fonseca Júnior, respectivamente), dessa cidade por realização irregular de convenção partidária.

A promotoria eleitoral da 74ª zona eleitoral do Estado abrange os municípios de Barro Duro, Passagem Franca do Piauí, São Félix do Piauí, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres e São Miguel da Baixa Grande. No dia 3 de setembro, o promotor responsável pela Comarca, Ari Martins, teve acesso a um convite virtual para realização da convenção municipal do Partido Social Democrático(PSD), em Barro Duro, com destinação a público indeterminado.

As convenções partidárias são momentos destinados à propaganda intrapartidária e aos convencionais. A ampla divulgação do evento para a população configura ato de propaganda eleitoral antecipada, pois esse momento é destinado à seleção dos candidatos ao processo eleitoral.

O evento foi realizado no último dia 5, na Unidade Escolar Benedito M. Napoleão, com público indeterminado. Além de caracterizar propaganda eleitoral antecipada, o modelo de realização do momento também pode ser considerado ofensa às restrições sanitárias em curso devido a pandemia do novo coronavírus.

No texto da representação eleitoral, o promotor de Justiça Ari Martins, esclarece que recomendações eleitorais foram expedidas pela comarca de Barro Duro no sentido de orientar os políticos, diretórios, partidos e candidatos da região no tocante às condutas necessárias durante este ano eleitoral que apresenta necessárias restrições sanitárias devido à pandemia do novo coronavírus.

O diretório do PSD foi notificado pela instituição ministerial no último dia 3 para que não realizasse a convenção nos termos da chamada divulgada, visto que o convite fora feito a pessoas indeterminadas, sem especificar a destinação aos convencionais. O documento informava que aquele momento poderia ser caracterizado como ato de propaganda eleitoral antecipada e que o Ministério Público tomaria as providências cabíveis e necessárias, caso houvesse insistência na realização no formato pretendido.

A Polícia Militar de Barro Duro também foi oficiada para cumprir recomendações ministeriais caso os diretórios políticos não acolhessem as orientações oferecidas para a realização da convenção. Se houvesse dificuldade para dissipar o momento, a polícia poderia lavrar boletim de ocorrência sobre os fatos, com registros fotográficos e anotações do ocorrido e envio em 24h para o que MP adotasse as providiências necessárias.

De acordo com o boletim registrado, confirmou-se que a convenção ocorreu sem restrição aos covencionais, com características de propaganda eleitoral e desrespeito às restrições sanitárias vigentes.

Na representação, o Ministério Público requer o recebimento e processamento da representação por propaganda eleitoral antecipada, nos termos da Resolução TSE nº 23.624/2020; a citação dos representados para apresentarem defesa, se quiserem, no prazo de 2 dias e após o regular trâmite processual, em caráter definitivo, a condenação dos representados na sanção de multa prevista no art. 36, § 3º, da Lei nº 9.504/97, no valor máximo de R$ 25.000,00 para cada um.

“Já requisitamos à Polícia Civil local a apuração do crime de desobediência à ordem sanitária (art.268 do CP), e já juntamos a procedimento administrativo eleitoral próprio as informações para fins de futura e eventual ação de investigação judicial eleitoral  por abuso”, informou o promotor.

Fonte: 180 Graus

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais