31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes é debatido em fórum do Selo Unicef de Wall Ferraz

A Prefeitura Municipal de Wall Ferraz e a Comissão Intersetorial dos Direitos da Infância e Adolescência, realizaram, na manhã deste sábado (12), na Escola Municipal Antônio Jesuíno da Silva, em Wall Ferraz, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef – edição 2021 a 2024.

O evento é uma parceria entre as secretarias de Educação, com a secretária Mirian Cardoso; Saúde, com a secretária e primeira-dama Isabel Barroso; Assistência Social, com Dêniz Fátima; Esporte, com Francisco Pinheiro; e de Meio Ambiente, com Edilson Feitosa.

Além dos já citados, o fórum contou com a presença da articuladora do Selo unicef, Renata Soray; da presidente do Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marileide; da representante dos diretores da rede municipal, Teresinha; do secretário de Transporte, Edenilson Pinheiro; da presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Edinalva; da representante dos coordenadores, Maria Vilani; a enfermeira municipal Régina Morais; Aline Raquel, presidente do Conselho Tutelar; e com os vereadores José de Levi (presidente da Câmara), Socorro Morais, Sebastião Pimentel e Gabriel.

Também estiveram presentes a mãe do prefeito Guilherme Maia, Ilda Maia; Marci, técnica da Secretaria de Educação; Tiago Carvalho, representante do Núcleo de Cidadania do Adolescente; e Rilla, assistente social de Wall Ferraz.

O prefeito Guilherme Maia, por possuir agenda na capital, não pôde estar presente na solenidade.

A Secretária de Educação, Mirian Cardoso, destacou o processo de busca que as secretarias têm passado para conquistar o Selo Unicef para o município, juntando isso ao desenvolvimento da juventude municipal.

“Todas as secretarias têm trabalhado em busca do Selo Unicef para nosso município. São trabalhos que já vínhamos desenvolvendo com os adolescentes, com as crianças nas escolas com atividades práticas. Estamos buscando essas parcerias com todas as secretarias para que possamos realizar e chegarmos ao nosso objetivo que é englobar todas as crianças e adolescentes no desenvolvimento diário de um futuro melhor”, frisou.

Ela informou que na Educação está sendo trabalhada a prática na leitura, escrita e formações lúdicas, assim como a implantação de uma horta escolar.

“Aqui na Educação temos desenvolvido projetos com os alunos com práticas de leitura, escrita e lúdicas, que atraem muito as crianças e eles conseguem aprender e ter um bom desenvolvimento. Também temos o projeto da horta escolar, que está no papel e já vamos começar a desenvolver. Os professores já passaram por um curso de capacitação para repassarem para seus alunos o que aprenderam”, informou.

A primeira-dama e secretária de Saúde de Wall Ferraz, Isabel Barroso, reforçou que tem trabalhado o Selo Unicef, através da secretaria, com temas como saúde mental e gravidez na adolescência, através da busca ativa e palestras.

“A gente tem trabalhado com nossos mobilizadores, enfermeiros e psiquiatras. Todo mundo envolvido nessa causa. Sabemos que a saúde mental é um fator de extrema importância em nossa sociedade, quebrando os tabus. Hoje a gente implementa uma saúde mental de qualidade enfatizando que qualquer pessoa com ansiedade ou que está tendo dificuldade de aceitação, de socialização, deve procurar tratamento. Além disso, temos trabalhado a questão da gravidez na adolescência com nossos jovens e de como isso pode interromper muitas etapas da vida deles, especialmente a escolar”, falou.

Considerando o papel do Selo, de dirimir as desigualdades existentes entre as pessoas, a articuladora dele em Wall Ferraz, Renata Soray, pontuou como importante, em sua fala, o apoio do prefeito na adesão do município ao Selo Unicef.

“O prefeito Guilherme Maia, pensando no bem de toda a sociedade, aderiu o Selo Unicef, que trabalha o ser humano desde sua concepção no ventre da mãe. A prioridade do selo é reduzir as desigualdades regionais, sociais, de gênero, raça e etnia, para garantir que cada criança, adolescente e jovem possa realizar seu pleno potencial e participar plenamente da sociedade brasileira”, declarou.

Após exposição dos dados municipais, os presentes foram divididos em sete grupos para debater alguns temas referentes ao Plano de Ação Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais