24 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

OAB de Picos promove atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher para advogadas

A Ordem dos Advogados do Brasil – subsecção de Picos – realizou, durante toda esta semana, atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. Nesta sexta-feira (11), o evento culminou com o I Torneio Esportivo da Advocacia Feminina (pela manhã), além de rodas de conversas (sobre empreendedorismo, saúde feminina e etiqueta na moda) e oficinas (maquiagem, dança, quiropraxia e meditação mindfulness).

No ano passado, a Ordem dos Advogados do Brasil aprovou a paridade, que é a ocupação feminina em 50% das comissões criadas pela instituição advocatícia. É a primeira vez na história da advocacia que as mulheres são maioria. Cinco seccionais estaduais elegeram chapas lideradas por mulheres, inclusive o estado de São Paulo, pela primeira vez.

O advogado e presidente da subseção de Picos, Maycon Luz, pontuou a luta das mulheres por espaço e o merecimento delas por tudo o que conquistaram. Por isso a importância de uma comemoração à altura.

Maycon Luz, presidente OAB Picos

“As mulheres há muito tempo vêm lutando para conseguir conquistar o seu espaço, a tão sonhada paridade. E nós, enquanto representantes de uma instituição tão importante como a OAB, temos que ter esse olhar de fortalecimento da mulher, não apenas da advogada, mas de todas. No que tange a mulher advogada, resolvemos fazer esse mês uma semana de atividades para comemorar essa tão importante conquista, que foi a paridade, além das outras conquistas ao longo dos tempos”, disse ele.

A vice-presidente da subseção de Picos, Yana Moura, frisou a luta pelos direitos conquistados e proporcionar às mulheres advogadas atividades que permeiam pelo perfil da mulher moderna.

Yana Moura, vice-presidente da OAB Picos

“Essa data reafirma uma luta histórica para todas as mulheres. Nenhum direito foi fado. Todos eles foram conquistados. Então, a ideia de hoje foi mostrar o perfil da mulher moderna, que é aquela que joga, que se diverte. Quisemos fazer um entretenimento para elas e trazermos palestras que são do interesse delas”, afirmou.

Wislândia Sousa, presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Picos, falou sobre as atividades que foram ofertadas às profissionais.

Wislândia Sousa, presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Picos

“Tivemos uma semana recheada de atividades, com lançamento de livros, vídeos com histórias inspiradoras de mulheres advogadas, mas que também atuam em outras áreas, como maternidade, empreendedorismo, como dona de casa e várias outras. Tivemos o nosso primeiro torneio esportivo, mesas redondas e oficinas. Vamos encerrar essa semana festiva com um show da Isabella Luz”, falou.

A enfermeira Marília Girão destacou alguns dos temas abordados durante seu bate-papo com as advogadas presentes.

Enfermeira Marília Girão

“Nós discutimos um pouco sobre saúde da mulher e sobre as doenças que mais matam mulheres no mundo, que são os cânceres de mama e de colo do útero, além do cuidado primário e prevenção, sempre de forma leve, para que nesse bate-papo as mulheres tenham conhecimento sobre o diagnóstico precoce e prevenção dessas doenças”, disse.

O advogado e consultor do Sebrae, Alberto Monteiro, conversou com as profissionais sobre o empreendedorismo da mulher advogada que hoje não exerce apenas cargo de escritório, mas de presidente em comissões ou dona de pequenos e grandes negócios. Ele frisou a forma de destaque que elas conquistaram dentro da Ordem.

Advogado e consultor do Sebrae, Alberto Monteiro

“Nós tivemos um bate-papo para trocarmos experiência sobre empreendedorismo feminino na advocacia. Conforme foi dito em nossa palestra, desde o ano passado as mulheres se tornaram maioria, pela primeira vez na história, entre os advogados. E elas têm conquistado um espaço cada vez maior, não só em ganhos financeiros, mas nas eleições para secções”, afirmou.

A advogada Magna Moreira, e Conselheira da subseção de Picos, ressaltou a importância do evento que, mesmo após muitas conquistas das mulheres, estas ainda sofrem do machismo e violência nos anos atuais dentro e fora da profissão.

Magna Moreira, advogada e Conselheira da OAB subseção de Picos,

“Esse evento foi muito importante porque registra a forte presença feminina na advocacia e da mulher como profissional advogada, sendo defensora dos direitos, inclusive daqueles mais vulneráveis, que também estão ligados às mulheres. Nós sofremos machismo e violência simbólica e psicológica, daí a importância de estarmos nesse papel, ocupando espaços”, declarou.

Veja abaixo algumas fotos:

Veja as fotos do campeonato (Imagens: Ascom):

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais