25.6 C
Jacobina do Piauí
5 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí registrou dez incidentes em 2021 envolvendo uso de laser em aviões

Foto: Google Maps

O Piauí registrou em 2021, dez incidentes envolvendo o uso indevido das ponteiras de raio laser contra cabines de aeronaves durante o voo. Os dados são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Em 2020, apenas dois casos foram notificados.

De acordo com o relatório do ano passado, foram três ocorrências em agosto; duas em julho; duas em junho, uma em setembro e fevereiro, respectivamente, e a última, no dia 15 de dezembro de 2021. Todas no aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina.

O incidente em dezembro aconteceu pouco depois da meia noite com um avião da Azul. A aeronave, modelo A20N, fazia o procedimento de aproximação final quando foi surpreendida com um laser de cor verde a 3h da cabine. No relato, o comando do voo afirma que a incidência do laser era intencional e causou ofuscamento da visibilidade, no entanto, o pouso da aeronave aconteceu normalmente.

De acordo com o Cenipa, o uso de laser contra aeronaves é risco potencial para as operações aéreas. Distração, ofuscamento e cegueira momentânea são os principais danos causados pela emissão de raio laser e podem comprometer a habilidade dos pilotos, em procedimentos de voo.

Segundo o Centro, o risco pode levar a situação extrema de perda de controle em voo, em especial, nos casos de aeronaves tripuladas por um único piloto.

A prática pode ser enquadrada no Artigo 261 do Código Penal Brasileiro: “Art. 261 – Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea. Pena: reclusão, de dois a cinco anos.”

Hérlon Moraes (com informações do Cenipa)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais