27.1 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Piauí é o 4º do país em número de casas sem banheiro, diz pesquisa do IBGE

Foto: Arquivo CRM

O Piauí é o quarto estado do Brasil com o maior percentual de casas sem banheiro de uso exclusivo dos moradores. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2019, divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, são 114 mil domicílios sem banheiro.

De acordo com a pesquisa, o número representa 11% dos lares do estado, percentual bem acima do verificado no país, onde apenas 2,2% das residências não possuem banheiro (cerca de 1,62 milhão de domicílios).

Segundo o IBGE, a pesquisa também levantou dados sobre serviços de saneamento básico. A taxa de domicílios em que o lixo é recolhido diretamente pelo serviço de limpeza no Piauí, por exemplo, é de 67,6%, a 4ª menor do país. O número está abaixo da média brasileira, que é de 84,4%.

Ainda de acordo com os dados, em 26,7% das residências piauienses o lixo é queimado na propriedade e em 3,2% o lixo é coletado em caçamba do serviço de limpeza. Cerca de 2,5% dos domicílios dão outro destino ao lixo.

Gráfico: IBGE

Abastecimento de água

A Pnadc mostra também que a rede geral de distribuição de água atende a 85,1% dos domicílios do Piauí. Quase 8% (7,8%) dos lares têm como fonte principal de água o poço profundo ou artesiano e 2,5% poço raso, freático ou cacimba. Aproximadamente 0,2% dos domicílios do estado são abastecidos por fontes ou nascentes e 4,4% usam outros meios para obtenção de água.

Segundo os dados, a acesso a água é diário em 94,5% das residências do Piauí em que a rede de distribuição geral de água é a principal forma de abastecimento. Em 4,5% dos domicílios, há disponibilidade de água entre 4 a 6 dias na semana. Já em 0,8% dos lares, a água está disponível apenas de 1 a 3 dias na semana.

Foto: Arquivo/CV

Já a energia elétrica, de acordo com a pesquisa, alcança a quase totalidade dos lares piauienses, no qual 98,6% dos domicílios são atendidos exclusivamente pela rede geral de distribuição. Em 99,1% dos domicílios que possuem acesso ao serviço pela rede geral, há abastecimento em tempo integral.

Veja outros dados da pesquisa:

Piauí tem o 2º maior índice de domicílios próprios quitados: cerca de 82,1% dos domicílios piauienses são de propriedade de um dos moradores e estão quitados, sendo o 2º maior percentual do país, de acordo com a PNADC 2019. No país, o índice é de 66,4%. Já proporção de residências alugadas no Piauí (7,9%) é a menor do Brasil e é menos da metade do que o observado no país (18,3%). Distrito Federal e São Paulo são os estados com os maiores percentuais de domicílios alugados, com 29,3% e 23,5% respectivamente.

Foto: Hérlon Moraes

Em Teresina, cerca de 79,3% das residências são próprias e quitadas, enquanto 11,6% são alugadas. Aproximadamente 5% dos domicílios da capital são cedidos e 3,8% são próprios de algum morador, mas ainda sendo pagos. Ainda há 0,2% em outras condições de ocupação.

No Piauí, cerca de 97,4% dos domicílios são do tipo casa, enquanto apenas 2,6% são apartamentos. Em Teresina, a proporção de apartamentos é um pouco maior: 92% das residências são casas e 8% apartamentos. A média do Brasil também revela predominância de casas, que representam 85,6% do total, e 14,2% dos domicílios são do tipo apartamento.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais