29.8 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Ocupação de UTIs chega a 47% no Piauí; 41% dos leitos com respiradores têm pacientes

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Piauí se aproximou do limite de 50% de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estipulado pelo governador Wellington Dias para que seja decretado bloqueio total de atividades (lockdown, no termo em inglês). O número de pacientes internados em UTIs cresceu mesmo com incremento nas vagas na rede hospitalar.

Até o final da tarde de segunda-feira (11), estavam ocupadas 47,27% das vagas nas UTIs destinadas para tratamento de Covid-19. No dia anterior, esse percentual era de 46.7%.

Chama a atenção que o número de internados em terapia intensiva cresceu mesmo com um acréscimo de 10 novas vagas – agora são 220 em todo o estado. Em 24 horas, o número de pacientes em UTIs passou de 98 para 104.

As 10 vagas de UTI foram contratadas pelo Estado no hospital Prontomed, onde os 20 leitos destinados originalmente pela unidade de saúde da rede privada estão perto da lotação máxima – 19 estavam internados até ontem.

“Lockdown”
Em pronunciamento feito na segunda-feira, antes da atualização dos números, Wellington Dias anunciou que as medidas de bloqueio total, já adotadas em municípios do Maranhão, Ceará, Pará e outros estados, serão aplicadas no Piauí caso a ocupação das UTIs chegue a 50%.

“Na última reunião do comitê emergencial covid-19 nós aprovamos que se no Piauí o número de leitos disponíveis tiver uma ocupação acima de 50%, nós vamos estar tratando do lockdown em alguns lugares que foram responsáveis por essa situação”, declarou o governador, fazendo a ressalva de que o “lockdown” pode ser feito apenas em municípios ou regiões específicas.

Em Teresina, a ocupação das UTIs passou de 50% ainda no domingo, e creceu para 52,5% na segunda-feira. Das 158 vagas, restam 75 livres.

No hospital da Universidade Federal do Piauí (UFPI), também na capital, todos 9 leitos de terapia intensiva estão ocupados.

O hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, teve incremento no número de vagas, mas 10 das 15 estão com pacientes. No Chagas Rodrigues, em Piripiri, são cinco pacientes em UTI – restam três vagas.

Por outro lado, o hospital Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato, está sem pacientes na UTI. O município, que viu o número de casos de Covid-19 crescer de forma acelerada, não tem novos registros desde a última terça-feira (5).

Veja o relatório completo com as vagas de UTI em cada hospital

Respiradores
O relatório da situação hospitalar divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) acrescentou dados sobre a ocupação de leitos com respiradores, equipamentos necessários para cuidar de pacientes em estado mais grave e que precisam ser intubados.

Os respiradores estão presentes nos leitos de UTI e estabilização – hoje são 259, sendo que 107 estão ocupados, o que representa 41,31% do total.

Na segunda-feira, Wellington Dias falou da dificuldade para se adquirir respiradores no mercado, e demonstrou confiança no início da produção dos equipamentos no estado. O modelo desenvolvido pela  startup de Robótica TRON, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Crescimento dos casos
O número de pacientes em todo o estado continua a crescer mais que o dos que recebem alta. De domingo para segunda-feira, apenas cinco pessoas que estavam internadas puderam voltar para casa. No mesmo período, 19 pacientes deram entrada nas unidades de saúde – são 318 hospitalizados no total.

Fonte: Fábio Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais