34.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Hacker invade site da Uninovafapi e ameaça divulgar dados de 30 mil pessoas

O site do Centro Universitário Uninovafapi sofreu um ataque cibernético nesta quarta-feira (20). Em mensagem postada no website da faculdade, um hacker ameaça divulgar dados pessoais e acadêmicos de mais de 30 mil pessoas, entre alunos, ex-alunos e funcionários da instituição.

O hacker diz que a situação é “bem grave” e garante que, caso a faculdade não ceda às suas ameaças, os dados serão vazados “para todos terem acesso”. O invasor avisa que acessou importantes sistemas da faculdade e conseguiu números de CPF’s, RG’s, endereços, celulares, e-mails, senhas, listas de inadimplentes, notas, fotos dos rostos, faltas, diários de classes, entre outras informações da insituição.

O hacker pede que a faculdade transfira 1.7 bitcoin[moeda que só circula na internet] para um código enviado por ele aos administradores do site e para a reitoria da instituição. O valor equivale, de acordo com o invasor, a R$18 mil.

“Na verdade é quase um trocado se comparado ao que poderá ocorrer. Não estou blefando, nem estou com muita tolerância à resistências”, ameaça dizendo que ,se até sexta-feira (22) não houver uma resposta da faculdade, haverá um vazamento parcial dos dados.

Em nota enviada à imprensa, o Centro Universitário Uninovafapi comunica que retirou o site do ar como uma medida de segurança, após o mesmo ter sido hackeado. A faculdade garante, ainda, que o setor de Tecnologia da instituição está trabalhando para bloquear o uso indevido das informações e garantir a segurança do banco de dados.

“O Uninovafapi reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica e garante que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver esse problema em curto espaço de tempo”, garante o centro universitário.

Oito casos

O delegado titular da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (Dercat), Daniel Pires, disse ao Cidadeverde.com que o caso já foi registrado na especializada. Inicialmente serão realizadas perícias para identificar a autoria do ataque.

O delegado conta que sequestros virtuais de dados está crescente no Piauí e que só neste ano foram registrados oito casos desta natureza na delegacia. Todas as vítimas foram empresas comerciais.

Veja na íntegra a nota: 

O Centro Universitário Uninovafapi comunica que retirou o site do ar como uma medida de segurança, após o mesmo ter sido hackeado.

O Centro de Tecnologia da IES já está trabalhando para bloquear o uso indevido das informações e garantir a segurança do banco de dados.

O Uninovafapi reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica e garante que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver esse problema em curto espaço de tempo.

 

Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais