30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Governador sanciona projeto que institui auxílio de R$ 500 para órfãos da covid no Piauí

Wellington Dias — Foto: CCOM

O governador Wellington Dias (PT) sancionou na sexta-feira (22) o Programa Nordeste Acolhe – Piauí, que institui um auxílio de R$ 500 para crianças e adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da covid-19. O projeto havia sido aprovado na terça-feira (19) pelo Plenário da Assembléia Legislativa do estado (Alepi).

Segundo o documento publicado no Diário Oficial do Estado, o benefício será destinado, exclusivamente, para crianças oriundas de famílias com renda de até três salários mínimos, com domicílio fixado no Piauí há pelo menos um ano antes da orfandade completa. O valor será pago mensalmente até o alcance da maioridade civil.

A ideia é que o programa priorize crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de risco pessoal e social. Segundo informações apuradas pela reportagem, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) fará uma “busca ativa” a fim de identificar órfãos que se enquadram neste perfil.

“O benefício a que se refere o caput deste artigo é instrumento de amparo às crianças e aos adolescentes em situação de orfandade completa e tem por finalidade contribuir para a garantia do direito à vida e à saúde, bem como para o acesso à alimentação, educação e lazer”, pontuou o documento aprovado pelo governador.

Ainda de acordo com o texto, no caso de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, depois de esgotadas todas as alternativas de acolhimento familiar, o valor do benefício deverá ser recolhido e mantido em conta específica em instituição financeira oficial. Quando o beneficiário completar 18 anos lhe será transferido os valor repassado pelo governo.

O projeto que criou o Programa Nordeste Acolhe – Piauí havia sido enviado por Wellington Dias para o Legislativo em agosto e tramitou em caráter de urgência, nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, onde foi aprovado por unanimidade.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais