30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicosPolícia

DFHT realiza apreensão de drogas, arma de fogo e munições no bairro Pedrinhas, em Picos

Foto: DFHT

A Delegacia de Combate às Facções, Homicídios e Tráfico de Drogas – DFHT – realizou, no final da tarde desta segunda-feira (11), mas uma considerável apreensão de drogas no município. Desta vez, o alvo estava homiziado em uma residência do bairro Pedrinhas, e com ele foram encontrados, além de diversos invólucros de cocaína, uma arma de fogo e munições.

A apreensão foi realizada em conjunto com a Polícia Militar, por meio da ROCAM e Força Tática e estava atrelada a um mandado de busca e apreensão.

Na oportunidade, dois homens foram conduzidos à Central de Flagrantes pela posse ilegal de arma de fogo e grande quantidade de entorpecentes já fragmentados para comercialização.

A DFHT emitiu nota sobre a apreensão:

“A operação policial é resultante do intenso esforço promovido pelas forças de segurança atuantes na cidade de Picos/PI, com objetivo de coibir a atuação das organizações criminosas, assim como a prática de crimes violentos contra a vida.

Relevante destacar que durante a execução da ordem judicial, não obstante a respeitosa relação que há com os advogados na cidade de Picos/PI, como é de conhecimento da OAB, infelizmente ocorreu uma divergência de entendimentos entre a equipe policial que finalizava a diligência e advogado que compareceu ao local, apesar do acompanhamento da busca por meio do suspeito. Nesse ponto, a unidade especializada vem publicamente destacar que reconhece a valorosa importância do advogado no cenário da persecução penal, conforme demonstra diariamente.

No entanto, é necessário destacar que durante o cumprimento de uma busca domiciliar, existem riscos inerentes à referida diligência, motivo pelo qual há uma preparação técnica constante promovida pelo Estado, almejando resguardar a vida dos policiais e dos alvos do cumprimento dos mandados de busca. Por se tratar de elevado risco, os policiais se utilizam de equipamentos tais como colete balístico e outros materiais, além de meios e posicionamento dos policiais em determinada situação de crise.

Não há como manter a integridade física do advogado, durante a execução dos mandados de busca e apreensão, em caso de eventual resistência de suspeitos de práticas criminosas, exatamente por que não possuem treinamento nesse sentido, bem como não dispõe naquela situação de colete balístico e demais materiais necessários.

Desta forma, eventual discordância quanto ao cumprimento da busca e apreensão domiciliar é relevante ser pontuada após a realização do trabalho policial, pelos meios adequados, existindo nesse sentido a Corregedoria da Polícia Civil e Ministério Público para tal. Se fazer inserir forçadamente no local da busca, levantando discussões e debates durante o cumprimento da ordem judicial de busca e apreensão domiciliar, favorece a um cenário de elevado risco para a continuidade da diligência.

Observando-se que em mais de 06 (seis) anos de atuação no combate às organizações criminosas, tráfico ilícito de entorpecentes e elucidação de homicídios, nunca houve interferência negativa dos advogados atuantes na circunscrição Picos/PI, salvo esta publicamente exposta como forma de esclarecer os fatos em atenção ao principal objetivo no momento da execução das operações policiais: preservar vidas e minimizar os riscos.

A unidade especializada Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas – DFHT de Picos/PI destaca que permanecerá inabalável no propósito de combate à criminalidade na cidade de Picos/PI, destacando o respeito a todas as instituições e ciente de que o comportamento isolado de determinado profissional não reflete a índole da maioria daqueles que a compõem”.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais