29.8 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Covid: casos de outros estados crescem e Wellington Dias acionará governadores

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O governador Wellington Dias afirmou nesta segunda-feira (18), durante uma live, que cresceram no estado os atendimentos a pacientes do Maranhão contaminados com a covid-19. Isso deixa o Piauí em alerta por conta da ocupação de leitos. Dias prometeu acionar o governador do Maranhão, Flávio Dino, e, além dele, manter diálogo com os governadores do Ceará e Pernambuco.

“Cresceu o número de pacientes do Maranhão. Vou conversar com o Flávio Dino, com o Ceará e Pernambuco”, disse o governador, alertando para o crescimento da demanda por leitos de UTI no estado.

“Em Teresina ultrapassamos mais de 50% das vagas de leitos de UTI. Isso nos remete ao alerta porque não queremos entrar em colapso no nosso sistema. Nos vários municípios que tem leitos precisamos garantir o atendimento”, disse o governador.

Durante a live, o governador falou ainda do índice de isolamento no estado durante o fim de semana após as novas medidas restritivas. “O resultado foi positivo. Fizemos medidas restringindo o que abre e não abre, com operação voltada para a Lei Seca, que prossegue em operação nacional com o objetivo de reduzir acidentes provocados por pessoas alcoolizadas dirigindo”, afirmou.

“O Piauí vinha com índice de isolamento social muito baixo e alcançamos 55, 4% no domingo. No Maranhão foi de 48%. Tivemos crescimento na sexta-feira e no sábado e quero comemorar Teresina e nas cidades onde o crescimento foi elevado. O isolamento resulta em menos contaminações. Adotamos essa medida porque tivemos um período em que o índice de isolamento estava na casa de 42% e havia necessidade de decisão”, acrescentou.

Segundo o governador, o Piauí ficou em 4º no país em isolamento durante o fim de semana. “Ficamos entre os maiores isolamentos sociais do Brasil. Chegamos a quarto lugar em isolamento social na sexta-feira. No sábado fomos para a décima posição e no domingo ficamos na sexta posição no Brasil. Alcançamos o resultado planejado. Menos pessoas transmitiram o coronavírus”, declarou.

Protocolo de atendimento

Wellington falou ainda dos protocolos aplicados no estado para uso de medicamentos no tratamento da covid-19. “Reitores da UFPI, UESPI, cientistas, com pessoas da academia, médicos, farmacêuticos, tratando da organização de um grupo de trabalho que organiza dois protocolos para o uso de medicamentos.  Desde março adotamos um protocolo de acordo com a decisão do médico. O estado não pode obrigar o médico a usar um medicamento. Não há nenhuma vacina para coronavírus, mas algumas experiências com medicamentos. Com esse grupo de trabalho vamos acompanhar o que acontece no mundo e no Brasil”, declarou.

Fonte:Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais