31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Com TJ composto 100% por homens, presidente defende maior participação feminina

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (6), o desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), defendeu uma maior participação feminina na composição da Corte, que é atualmente formada apenas por homens.

“Já está provado que as mulheres têm que ter uma participação mais ampliada, não só no Judiciário, mas no parlamento e todas as esferas de poder. Não temos nenhum problema, pelo contrário, sou defensor dessa tese”, declarou o magistrado.

A desembargadora Eulália Pinheiros, primeira mulher a ingressar na magistratura piauiense e a assumir uma cadeira no Tribunal, se aposentou no último mês de agosto. Desde então, o TJ-PI passou a ser composto 100% por homens.

Outros dois desembargadores irão se aposentar até o final do ano, Raimundo Eufrásio Alves Filho neste mês de outubro e José Ribamar Oliveira em dezembro. Ambas as vagas serão preenchidas por juízes da primeira instância.

Em meio à escolha dos nomes, o presidente afirmou que o TJ-PI deve implementar uma recente decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu uma política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário.

“Temos excelentes juízas mulheres, por que não as termos no segundo grau? Estamos muito atentos a isso. Nosso Tribunal é muito sensível também à essa questão, que diz respeito, sim, ao TJ-PI. Vamos ter que implantar o que foi deliberado pelo CNJ”, pontuou Almeida.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais