27.5 C
Jacobina do Piauí
5 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Cinco desembargadores do TJ vão se aposentar; veja os juízes mais cotados para as vagas

Até o final do ano, cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí vão se aposentar e abrem vagas para prendimento por antiguidade e merecimento. É a maior vacância deixada nos últimos anos. A única mulher que compõe a corte, Eulália Maria Pinheiro, primeira desembargadora no estado, já se afasta agora em agosto.

Disputam as vagas somente juízes. Desta vez não há prendimento para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – o Quinto Constitucional – e nem Ministério Público Estadual.

Veja lista dos desembargadores que vão se aposentar:

Raimundo Nonato da Costa Alencar – julho
Eulália Maria Pinheiro – agosto
Edvaldo Moura – agosto
Raimundo Eufrásio Alves Filho – outubro
José Ribamar Oliveira – dezembro

A primeira vaga a ser preenchida é por merecimento – os juízes mais antigos de carreira podem participar da disputa pela vaga de desembargador.

Na vaga do desembargador Alencar (antiguidade), deve ser escolhido o juiz Francisco Gomes da Castro Neto, titular de Floriano, que está convocado para atuar no segundo grau, na vaga do desembargador Oton Lustosa, que se aposentou.

Para a vaga por merecimento, concorre o juiz que quiser, mas precisa preencher os requisitos. Geralmente, o Tribunal de Justiça escolhe o juiz que já esteve pelo menos em três vezes disputando o cargo. Por isso, entre os mais cotados estão os juízes José Vidal de Freitas Filho, da vara de execuções penais, João Gabriel Furtado Baptista, a juíza Lucicleide Pereira Belo e Dioclécio Sousa da Silva.

O Tribunal de Justiça do Piauí, a mais alta instância do judiciário estadual, tem 20 desembargadores com salário de R$ 35 mil mensal.

Pela vaga da OAB, assumiu na última sexta-feira (3), Agrimar Rodrigues de Araújo como desembargador do Tribunal.

O presidente do TJ, Hilo de Almeida, informou ao portal Cidadeverde.com que o projeto que cria duas vagas para desembargador – um para magistratura e outra para OAB – passa por ajustes. Por enquanto, o projeto foi retirado de pauta da Assembleia Legislativa devido a falta de orçamento.

Flash Yala Sena

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais